fbpx

Alunos do Gama são finalistas de prêmio na USP

Foto: Anna Cléa Maduro

Dentre os projetos enviados à FEBRACE pelo Clube de Ciências do CEM 2, o trabalho “Estudo do Nível de Proteção dos Materiais à Radiação” foi selecionado para a etapa final presencial em São Paulo

Patrocinados com recursos da própria escola, professores e alunos do Clube de Ciências do Centro de Ensino Médio do Gama (CEM) 2 extrapolaram os limites das salas de aula e foram em busca de novos desafios. No ano de 2014, coordenadores do projeto incentivaram os seus orientandos a participar de feiras e seminários de física, ciência e tecnologia no Distrito Federal.

Dada a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, a equipe se mobilizou para um objetivo maior: participar da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), realizada anualmente na Universidade de São Paulo (USP), que seleciona os melhores trabalhos para concorrer a uma vaga na feira internacional Intel ISEF nos Estados Unidos.

Dentre os projetos enviados à FEBRACE pelo Clube de Ciências do CEM 2, o trabalho “Estudo do Nível de Proteção dos Materiais à Radiação” foi selecionado para a etapa final presencial em São Paulo. Contudo, a escola não teria condições de arcar com as despesas relativas a inscrição, transporte e hospedagem sozinha.

Diante do engajamento dos alunos e professores envolvidos, o deputado e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), Prof. Reginaldo Veras, fez questão de conhecer o projeto e contribuir com a ida do grupo para SP – uma vez que a equipe não encontrou apoio e nem incentivo para viagem.

A iniciativa do parlamentar fez com que o projeto recebesse também a ajuda do senador Cristovam Buarque (PDT) e, de maneira particular, do representante da Juventude Socialista do PDT Thiago Jarjour.

Esse projeto foi o único finalista entre as escolas públicas do DF. No contexto da rede particular de ensino, o único selecionado pertence à Fundação Bradesco, localizada na Ceilândia.

O grupo que representará o Distrito Federal é composto por duas alunas, Juliana Macedo e Sthefany Falcão, a coorientadora Alessandra Nascimento e o professor orientador Sebastião Ivaldo. O evento ocorre entre 16 e 20 de março em São Paulo.

Trajetória

O Clube de Ciências do Centro de Ensino Médio do Gama 2 (CEM 2) insere jovens estudantes no universo científico, tanto no âmbito teórico quanto prático, e já conquistou a 5ª colocação no Circuito de Ciência do Distrito Federal no ano de 2014.

Anna Cléa Maduro (Assessoria de Imprensa)

Foto: Anna Cléa Maduro

Sobre Anna Cléa Maduro

Anna Cléa Maduro
Jornalista e fotógrafa. Assessora atualmente o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

Presidente da Novacap recebe moradores do Gama e de Planaltina

Compartilhar via WhatsAppNa última quinta-feira (23), o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade