Início / Notícias / Destaques / Escola Técnica e Administração de Ceilândia fazem reivindicações

Escola Técnica e Administração de Ceilândia fazem reivindicações

Assessoria

O deputado Prof. Reginaldo Veras aproveitou a manhã de hoje (12) para ir a Ceilândia. Durante a visita, o parlamentar visitou a Escola Técnica da cidade (CEP-ETC) e a Administração Regional.

O deputado Prof. Reginaldo Veras aproveitou a manhã de hoje (12) para ir a Ceilândia. Durante a visita, o parlamentar visitou a Escola Técnica da cidade (CEP-ETC) e a Administração Regional.

Na Escola Técnica de Ceilândia participaram da reunião o diretor e um dos membros do Conselho de Educação da escola, o representante do Sinpro-DF; além dos diretores da Escola Técnica de Saúde de Planaltina (CEP-ETSP), da Escola Técnica de Taguatinga (CEP-ETB) e do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama (CEMI).

Durante a visita foi possível constatar que a estrutura física da ETC está em boas condições, contudo a instituição enfrenta sérios problemas com a falta de professores e a precarização de equipamentos, como computadores e softwares. Segundo os gestores, diversas oficinas estão sendo fechadas por falta de profissionais e recursos de maneira geral. Além disso, as escolas vêm sofrendo grande dificuldade na aprovação de planos de novos cursos.

Demandas

Outro problema enfrentado é a possibilidade das escolas técnicas passarem a ser vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A mudança traria prejuízos às escolas, visto que elas perderiam recursos do PDAF e do FNDE; e os servidores, se forem transferidos para outra secretaria, perderiam o direito à aposentadoria especial – já que são, originalmente, profissionais da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Nesse contexto, a equipe esclareceu que aguarda uma postura do governo no que concerne à Educação Profissional do DF e espera que, sobretudo, sejam apresentadas propostas e políticas públicas para as escolas técnicas distritais.

Diante da situação apresentada pela equipe, o deputado e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, Prof. Reginaldo Veras, deliberou que irá apresentar um requerimento à CESC convocando uma audiência pública. A intenção é abrir um espaço democrático para debater o tema junto aos Secretários de Educação, Júlio Gregório; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Salles, e demais interessados.

Limpeza e revitalização

Veras acompanhou também moradores do Setor P Sul, da quadra QNP 30, até à Administração Regional de Ceilândia. O parlamentar intermediou o contato do grupo com o administrador da cidade, Vilson de Oliveira.

Os moradores reivindicam a limpeza das entrequadras desde 2010 e até hoje não haviam sido ouvidos. Eles argumentam sobre a necessidade de um programa para a manutenção do local, seja ele de conscientização ou por meio de medidas fiscalizadoras. Além disso, lutam também pela criação de um PEC (Ponto de Encontro Comunitário) nas entrequadras QNP 20, 30 e 26; bem como a instalação de contêineres de lixo próximo à Feira de Ceilândia e a revitalização do local.

Anna Cléa Maduro (Assessoria de Imprensa)

Assessoria

Sobre Anna Cléa Maduro

Anna Cléa Maduro
Jornalista e fotógrafa. Assessora atualmente o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

Educação no Campo quer atenção e investimentos

Compartilhar via WhatsApp Foto: Ísis Dantas A Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade