Presença do professor de educação física nas escolas públicas será debatida em audiência

A importância da presença do professor de educação física nas escolas de ensino básico da rede pública de ensino será debatida em audiência pública dia 27 de março (sexta-feira), às 14 horas, no plenário da Câmara Legislativa. O evento, de autoria dos deputados Professor Israel (PV) e Professor Reginaldo Veras (PDT), vai colocar na pauta a necessidade de ter um profissional habilitado porque hoje não há essa obrigatoriedade e outros professores acabam assumindo a função.

O objetivo é refletir pedagogicamente como a presença do docente de educação física é fundamental para melhorar as habilidades motoras básicas das crianças, a organização espacial e temporal, e o autoconhecimento sobre as dimensões biológicas, comportamentais e sociais. O acesso à cultura e história dos esportes também estão entre os ganhos.

Para Veras, a prática desportiva é de extrema importância para a função motora e cognitiva dos estudantes. “O artigo 233 da Lei Orgânica prevê a educação física como uma disciplina curricular obrigatória em todos os níveis de ensino da rede escolar, devendo ser exercida por um professor licenciado,” explica.

Segundo o Professor Israel, essa reflexão diz respeito à qualidade do ensino. “Defendo que a educação física seja realizada pelo professor da área. Essa disciplina é muito específica e não pode ser relegada, sob pena de não alcançar os objetivos de desenvolvimento da criança”, defende.

Confirmaram presença na audiência pública a secretária de Esportes, Leila Barros; a coordenadora de educação física e desporto escolar, professora Vênus Déa Vargas, o subsecretário de educação básica, Gilmar de Souza Ribeiro; a diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), Rosilene Correa; o representante do Sindicato dos Profissionais de Educação Física (Sinpef), Lázaro de Sousa Barrozo; a presidente do Conselho Regional de Educação Física do DF (Cref-DF), Cristina Calegaro; e o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), Severino Neto.

Informações:

3348-8122 – Gabinete do deputado Prof. Reginaldo Veras

3348-8232 – Gabinete do deputado Professor Israel

3348-8326 – Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC)

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).

Veja também

Presidente da Novacap recebe moradores do Gama e de Planaltina

Compartilhar via WhatsAppNa última quinta-feira (23), o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade