Início / Educação / Deputado visita escolas no Gama e em Ceilândia

Deputado visita escolas no Gama e em Ceilândia

Foto: Anna Cléa Maduro

Visando dar continuidade ao trabalho fora do gabinete, na manhã da última quinta-feira (26), o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) dedicou-se exclusivamente às visitas externas que costuma realizar semanalmente. Ao todo foram seis locais, incluindo a Agência do Trabalhador de Ceilândia, o Restaurante Comunitário e o Centro de Saúde n.º 1, ambos no Gama, e escolas da rede pública de ensino das referidas cidades.

Inicialmente o parlamentar visitou a Agência do Trabalhador de Ceilândia, localizada no P Sul. A sede vem apresentando um problema ao lado de fora do prédio, objeto de apreensão do gerente e demais funcionários do local. O lote está acumulando uma grande quantidade de lixo e entulho, além da ausência de uma calçada para o tráfego dos próprios usuários da Agência.

Na visita ao Centro de Ensino Médio 10, em Ceilândia, o parlamentar observou também uma demanda preocupante. A estrutura física da unidade escolar está precária, apresentando rachaduras do chão ao teto. Nos últimos meses recebeu, inclusive, um laudo que pondera a necessidade de derrubada e reconstrução total da estrutura. Ainda não foi decidido qual será o destino da instituição, mas, para Veras, “a medida é urgente e o perigo de desabamento precisa ser levado em consideração”.

A instituição possui 16 salas de aula, distribuídas em dois andares. A diretora do CEM 10, Helen Matsunaga, afirma que a equipe gestora está com muito medo da estrutura ruir. “Inúmeros alunos e professores passam por aqui diariamente. Não podemos correr riscos.”, declara.

Helen destacou ainda a urgência na construção de um auditório na escola. Segundo ela, a região do P Sul não possui nenhuma unidade escolar da rede que possua um espaço destinado a eventos, apresentações e atividades culturais. Além disso, a promessa da cobertura da quadra de esportes já completa cinco anos.

Para além da sala de aula

Duas escolas da cidade do Gama são exemplos no que se refere a projetos e formação extraclasse. O Centro de Ensino Médio Integrado do Gama (Cemi-Gama) possui um método de educação integral, oferecendo aos estudantes a formação simultânea – nível médio e técnico em informática.

O Centro de Ensino Médio do Gama (CEM) 2 também estimula os alunos a realizarem atividades fora da sala de aula. Dada a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, professores e alunos se mobilizaram para participar da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), realizada anualmente na Universidade de São Paulo (USP).

Dentre os projetos enviados ao evento pelo Clube de Ciências do CEM 2, o trabalho “Estudo do Nível de Proteção dos Materiais à Radiação” foi selecionado para a etapa final presencial em São Paulo e recebeu o “Prêmio Destaque Unidades da Federação”.

O grupo foi o único que representou o Distrito Federal e é composto por duas alunas, Juliana Macedo e Sthefany Falcão, a coorientadora Alessandra Nascimento e o professor orientador Sebastião Ivaldo.

Anna Cléa Maduro (Assessoria de Imprensa)

Foto: Anna Cléa Maduro

Sobre Anna Cléa Maduro

Anna Cléa Maduro
Jornalista e fotógrafa. Assessora atualmente o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

Reginaldo Veras prestigia lançamento de livro infantil sobre inclusão

Compartilhar via WhatsAppNa última quarta-feira (29), a pedagoga Alessandra Alexandria lançou o livro infantil “Mochila …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade