Veras informa que BRB nomeará 145 concursados

Pronunciamento feito durante sessão ordinária do dia 07 de maio de março de 2015 no plenário da Câmara Legislativa do DF

Boa tarde, senhoras e senhores. Boa tarde, Sra. Presidente. Hoje, uso esta tribuna para tratar de dois temas pontuais.

Primeiro, nesta manhã, tivemos uma boa notícia. Eu e a Deputada Erika Kokay, junto com a comissão de aprovados no concurso do BRB, fomos até a sede do banco e tentamos ali, meio que na pressão, juntamente com o sindicato dos bancários, uma reunião com o Presidente Vasco. Fomos bem recebidos pelo presidente e, de concreto, conseguimos dele um acordo com o sindicato para a nomeação de 145 dos 450 aprovados que estão esperando, ainda do último concurso. Muito boa essa notícia. Ele disse que irá nomear em breve e que até dezembro, quando o concurso vence – ali por volta de setembro – fará um estudo para ver a necessidade da nomeação dos outros que faltarem. Então, essa é uma ótima notícia, inclusive porque o banco está carente. Quem conhece banco sabe que há uma alta rotatividade entre os funcionários, o que demanda que sejam novos servidores contratados a todo tempo.

Agradeço a todos os Parlamentares que assinaram aqui um pedido para que esses servidores fossem contratados. Todos os parlamentares federais também assinaram. A Deputada Erika Kokay foi representando os parlamentares federais, e o meu gabinete representou os Distritais. Essa é uma vitória de todos, dos aprovados no concurso e também do Poder Legislativo atuando como intermediário entre as demandas da sociedade e o Poder Executivo.

Essa é a notícia boa. Mas há também uma notícia ruim. Peço ao Líder do Governo que preste bastante atenção para levar essa demanda ao Governador. Acabei de sair da DIVAL – Diretoria de Vigilância Ambiental. São funcionários da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde cedidos por acordo ao Distrito Federal e são os mais importantes atuantes no combate à dengue aqui no Distrito Federal. No entanto, as condições de trabalho deles são absolutamente precárias. Não há carro e não há álcool, sequer, para fazer a higienização das mãos. Tentem entender o que é isso: não há álcool para que os servidores façam a higienização. O prédio está caindo aos pedaços, a internet e o telefone não funcionam. Logo, a sociedade não tem como reclamar, não tem como pedir a atuação da vigilância no combate à dengue em determinados lugares. Ou seja, eles estão isolados do mundo moderno.

Para piorar tudo, a administração pública implantou lá um ponto eletrônico, Deputado Joe Valle, que não funciona. O camarada coloca o dedo, e não é registrado. Ao final do dia, quando vai saber, simplesmente não há registro. Isso é descontado na folha de pagamento, e tem gerado vários problemas, não só de caráter administrativo – como pagamento –, mas também no que se refere a aposentadoria e concessão de licença-prêmio. Tentem imaginar isso. Se o ponto eletrônico não funciona, é melhor que ele seja retirado e que voltemos à assinatura de pontos. Isso é um exemplo de como a administração pública está precária.

E o pior, o pessoal tenta uma audiência com o Secretário de Saúde, que é o responsável pela unidade, e, como sempre, não é recebido. Deputado Julio Cesar, leve, por favor, essa reclamação do pessoal da Dival ao Secretário de Saúde, porque eles já fizeram uma assembleia hoje com indicativo de greve. Se eles pararem, o combate à dengue no Distrito Federal fica comprometido, e a sociedade, vulnerável ainda mais a esse problema. Muito obrigado, senhores.

Deputado Professor Reginaldo Veras
Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura
*Texto extraído das notas taquigráficas cedidas pela divisão de Taquigrafia e Apoio ao Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Sobre Ísis Dantas

Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004 e estudante de Comunicação e Marketing. Ísis Dantas trabalha como assessora de imprensa na Câmara Legislativa há quase 15 anos - desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Veras propõe aumento de pena para trabalho análogo à escravidão

Compartilhar via WhatsApp No Distrito Federal, quase 200 trabalhadores foram resgatados de condições trabalho análogas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade