Início / Notícias / Destaques / CESC participa da 9ª Conferência de Saúde no DF

CESC participa da 9ª Conferência de Saúde no DF

 

Assessoria

Hoje (20) a Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa, presidida pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), esteve presente na 9º Conferência de Saúde do Distrito Federal (9ª CSDF).

Assessoria

Hoje (20) a Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa, presidida pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), esteve presente na 9º Conferência de Saúde do Distrito Federal (9ª CSDF). O evento, aberto ao público, visa fortalecer a participação e controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) e, segundo Veras, “é uma iniciativa de extrema importância diante do cenário que o sistema de saúde do DF se encontra hoje. É necessário repensar novas políticas públicas para o Brasil e, sobretudo, para Brasília”.

Além dos debates, a Conferência irá apresentar as 35 propostas elaboradas durante as plenárias realizadas nas regiões do DF desde março deste ano. Tais informações irão compor um relatório que será entregue ao governo durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Mais de 2 mil pessoas participaram dos encontros locais para avaliar e criar as propostas que envolvem sete eixos, entre eles, I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II – Participação social; III – Valorização do trabalho e da educação em saúde; e IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado.

Também fazem parte da pauta os eixos: V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; além do eixo transversal VIII – Reformas democráticas e populares do Estado.

PROPOSTAS – Para votação das propostas, os delegados (sendo 50% representantes do segmento usuários, 25% do ramo dos trabalhadores e 25% de gestores), além de cem convidados, se reunirão em grupos nos dois dias de evento. Conforme o regulamento da conferência, as propostas que obtiverem 75% ou mais dos votos, em cada grupo de trabalho, e forem aprovadas por dois grupos, serão consideradas aprovadas e encaminhadas à plenária final.

As propostas que não obtiverem aprovação serão submetidas à apreciação da plenária final e serão consideradas aprovadas as que obtiverem aprovação de 50% mais um de votos dos presentes.

9ª Conferência de Saúde no DF

Data: Dias 20 e 21/7 a partir das 8h

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Anna Cléa Maduro (Assessoria de Imprensa) com informações de Ailane Silva, da Agência Saúde.

Sobre Anna Cléa Maduro

Anna Cléa Maduro
Jornalista e fotógrafa. Assessora atualmente o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

Câmara Legislativa debaterá situação das escolas do campo do DF

Compartilhar via WhatsApp As escolas do campo do Distrito Federal, conhecidas como escolas rurais, vem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade