Projeto de leitura em unidades de internação do DF já conta com bons exemplos de superação

Assessoria

Hoje (8) a Unidade de Internação de Saídas Sistemáticas (UNISS) inaugurou um novo espaço de leitura no Recanto das Emas.

Assessoria

Hoje (8) a Unidade de Internação de Saídas Sistemáticas (UNISS) inaugurou um novo espaço de leitura no Recanto das Emas. A inciativa, conhecida como Projeto de Leitura – a Arte do Saber, é resultado de uma parceria entre o governo de Brasília, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) — por meio da Rede Solidária Anjos do Amanhã — e a Rede Cascol de revenda de combustíveis para estimular o hábito da leitura entre os jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Realizada entre os dias 15 de abril e 31 de maio deste ano, a campanha arrecadou 17.663 livros e 532 revistas, número suficiente para atender outras 10 unidades – proposta divulgada durante o evento pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

Participaram da solenidade a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis; a primeira-dama Márcia Rollemberg; juízes, representantes de ONGs e gestores. O deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), em nome da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa, representado no evento pela sua assessoria, apoia a inciativa e destaca a importância de serem criados mais projetos que transformem realidades de crianças e jovens infratores e em processo de ressocialização. “Além do ganho no vocabulário, a leitura amplia o conhecimento e melhora a autoestima dos jovens, possibilitando com isso uma nova concepção de vida”, exalta o presidente da CESC, deputado Prof. Reginaldo Veras.

Exemplo concreto disso é a história de duas internas em Santa Maria e do adolescente Pablo, no Recanto das Emas, que utilizaram o espaço de leitura com o objetivo de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e foram aprovados no vestibular.

Próximo espaço

O espaço de leitura é o segundo a ser implantado no DF, pois ano passado o projeto atendeu a região de Santa Maria. Segundo informações no site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, a Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (UIPSS) será a próxima a ganhar um espaço como esse.

Anna Cléa Maduro (Assessoria de Imprensa)

Assessoria

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).

Veja também

Presidente da Novacap recebe moradores do Gama e de Planaltina

Compartilhar via WhatsAppNa última quinta-feira (23), o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade