fbpx

Veras participa de debate sobre “Educação e Diversidade”

 

Foto: Ísis Dantas

Na manhã desta quarta-feira (16) o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) participou do II Encontro de Formação em Educação e Diversidade do Distrito Federal, realizado na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), na 907 sul.

Na ocasião, o parlamentar que preside a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), discorreu sobre a questão da afirmação das identidades minoritárias, no contexto do Plano Distrital de Educação (PDE), projeto que relatou na CESC.

Para Veras, eventos que discutam inclusão de partes da sociedade que não estão inseridas plenamente são extremamente importantes.

 “Eventos como esse, com o tema diversidade e educação no momento em que a sociedade brasileira passa por um processo de conservadorismo, em que grupos conservadores pleiteiam e estão chegando parcialmente ao poder e desejam limar da sociedade e do âmbito educacional o debate sobre a diversidade são de fundamental importância”, disse.

Segundo o parlamentar, a escola é um espaço pleno de debate, logo todo tema deve ser debatido, inserido, dialogado dentro do ambiente escolar.

 “Quando não propiciamos o debate estamos sendo omissos e contribuindo para processos de exclusão. Se não discutimos estamos perpetuando a exclusão e a desigualdade das minorias étnicas, dos grupos de gêneros e de todos aqueles que sofrem processos discriminatórios na sociedade. Trazer o aluno para esse debate, trazer o professor para o debate num evento como esse é uma maneira de combater qualquer forma de discriminação”, afirmou.

Também participaram da mesa redonda a sra. Elizabeth Tunes, da Universidade de Brasília (UnB), que discorreu  sobre o tema considerando a formação da identidade de pessoas com deficiência, a partir da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano;  Sra. Rosângela Piovizani, do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), que abordou a inserção feminina nos movimentos sociais do campo e a questão da produção de alimentos no Brasil  e a deputada Federal Érika Kokay, que tratou das identidades minoritárias e a questão dos Direitos Humanos . A mediação foi realizada pela professora Tatiana Lionço, da UnB.

Foto: Ísis Dantas

Semana de Diversidade –  O Núcleo de Diversidade da Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (EAPE) realiza de 14 a 18 de setembro a Semana da Diversidade sobre a temática “Ser diverso: as alteridades, as identidades e a emancipação – que liberdade queremos?”.

O evento tem como objetivo possibilitar a socialização de saberes e os processos de construção criativa de conhecimentos entre diferentes instâncias sociais, culturais e políticas da nossa cidade e do nosso campo. Na ocasião, será dado prosseguimento às ações de formação continuada aos profissionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEDF em tempos e espaços diferenciados.

Foto: Ísis Dantas

Ísis Dantas, da Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

 

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Presidente da Novacap recebe moradores do Gama e de Planaltina

Compartilhar via WhatsAppNa última quinta-feira (23), o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade