Foto: Anna Cléa Maduro

Escola Rural Casa Grande: Reginaldo Veras segue na luta em prol da comunidade escolar

O deputado e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa (CESC), Prof. Reginaldo Veras (PDT), vem trabalhando desde o início do mandato em prol da educação do Distrito Federal. Uma das suas lutas é a construção de uma nova escola no Núcleo Rural Casa Grande, comunidade que atende hoje 624 alunos de todos os segmentos educacionais (ensino fundamental, ensino médio e EJA) em um só prédio. Segundo o parlamentar, “hoje os alunos dos anos iniciais utilizam os mesmos sanitários que os estudantes mais velhos, ou seja, a estrutura física precisa de uma reconstrução e adaptação urgente para atender as necessidades de cada segmento”, afirmou.

Após uma série de audiências e mobilizações, o projeto para a construção de uma nova unidade escolar para atender a demanda reprimida da região está tomando forma. Na manhã de hoje (22), Veras intermediou uma reunião entre o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a equipe de Obras, Infraestrutura e Apoio Institucional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF).

O objetivo do encontro foi a efetivação de uma parceria entre a Novacap e a Secretaria de Educação, instituição responsável pela elaboração do projeto arquitetônico. A SEE-DF possui profissionais para a execução do plano, mas pediu que a comunidade se mobilizasse em busca da topografia, da sondagem e do projeto de arquitetura executivo padrão (parte elétrica, hidráulica, etc) relativos ao terreno.

Na última reunião, realizada em janeiro deste ano, o Subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional (SUPLAV), Fábio Pereira de Sousa, apresentou à comunidade e ao deputado Prof. Reginaldo Veras dois projetos implementados anteriormente e que se adequariam ao espaço destinado à Escola Classe Casa Grande. A intenção é acelerar o processo de planejamento e construção da unidade, visto que a elaboração de um projeto novo demoraria quase 1 ano.

Encaminhamentos – O diretor de Edificações da Companhia Urbanizadora, Márcio Buzar, adiantou que o custo para a realização de topografia local, sondagem e projeto de arquitetura executivo padrão não ultrapassará o valor de R$ 400 mil. O valor será remanejado pelo Prof. Reginaldo Veras ao programa da Novacap.

Márcio Buzar adiantou ainda que um profissional irá, nas próximas semanas, à Casa Grande para conhecer o terreno. Além disso ele e a equipe vão obter informações sobre os convênios que o órgão possui com as empresas terceirizadas e com a Secretaria de Educação a fim de agilizar o processo.

O orçamento para a construção da escola vem sendo captado pela própria comunidade com a ajuda do deputado Prof. Reginaldo Veras. Segundo o distrital, “vários deputados estão envolvidos nesta causa, inclusive já temos cerca de R$ 6 milhões em emendas garantidos”, frisou. “Essa é uma bandeira de grande importância em nosso mandato, visto que a estrutura atual da unidade de ensino não atende os alunos da comunidade. Além da comunidade local, a instituição de ensino recebe alunos de localidades vizinhas como Olhos D’Água, Ponte Alta Norte, Engenho das Lajes e Monjolo”, concluiu o parlamentar.

Participaram da reunião o Presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Hermes de Paula; o Diretor de Edificações da Companhia Urbanizadora, Márcio Buzar; a Subsecretária de Infraestrutura e Apoio Institucional da Secretaria de Educação do DF (SIAE), Júlia Mandarino; a Coordenadora de Obras da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Maria Helena Vieira Fernandes; o Coordenador Regional de Ensino do Gama, Prof. Fernando Freire; bem como os Presidentes da Associação dos Moradores do Núcleo Rural Casa Grande, Jacinto Lima e Aníbal Coelho.

Anna Cléa Maduro (Assessoria de Imprensa)

Foto: Anna Cléa Maduro

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).

Veja também

Presidente da Novacap recebe moradores do Gama e de Planaltina

Compartilhar via WhatsAppNa última quinta-feira (23), o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade