fbpx

CESC discutirá monitoramento do PDE

Em julho o Plano Distrital de Educação (PDE) completará um ano de vigência, por isso a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) abrirá espaço para que a comunidade escolar e os gestores públicos possam discutir e avaliar o cumprimento de metas do plano. O evento que acontecerá na próxima segunda-feira (13), às 10h, no plenário da Câmara Legislativa, faz parte das discussões da Semana de Ação Mundial (SAM).

“Os atores envolvidos na elaboração do PDE e toda a comunidade escolar terão a oportunidade de pressionar as autoridades competentes para que cumpram as metas do plano e possam garantir uma educação pública, gratuita e de qualidade no DF”, avalia o presidente da CESC, deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Além dos membros da comissão, foram convidados para o debate representantes da Secretaria de Educação do DF, do Fórum Distrital de Educação, da Campanha Nacional da Educação, da Associação de Pais e Alunos (ASPA),  da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (PROEDUC), do Sindicato dos Professores do DF (SINPRO-DF), e do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares (Sinproep).

SAM- A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação. Lançada pela Campanha Global pela Educação (CGE), a Semana exerce pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área. No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.

No ano de 2016, o tema internacional da Semana foi o financiamento da educação. No Brasil, a SAM aconteceu entre os dias 30 de maio e 03 de junho e foi contextualizada com discussões sobre o monitoramento do segundo ano de implementação do Plano Nacional de Educação. Aqui no DF o tema central para discussão é o monitoramento do Plano Distrital de Educação (Lei 5.499/2015).

Audiência publica - SAM

Ísis Dantas, da Assessoria de Imprensa

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Distrito Federal terá Semana de Combate e Prevenção à Violência Doméstica

Compartilhar via WhatsApp Na tarde desta quarta-feira (07), durante sessão remota, a Câmara Legislativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade