EJA: Alunos têm até sexta para confirmar matrícula

O resultado das matrículas da Educação de jJovens e Adultos (EJA) está disponível para consulta de hoje a 15 de julho (sexta-feira). As matrículas são presenciais. Ao todo, 3.278 pessoas que procuraram a secretaria pelo telefone 156 foram contempladas.

Os documentos exigidos são:

  • Cópia da certidão de nascimento,
  • Cópia do RG
  • Cópia do cadastro de pessoas físicas (CPF)
  • Duas fotos 3×4
  • Comprovante de residência
  • Tipagem sanguínea e fator RH
  • Declaração provisória de matrícula ou histórico escolar
  • Se for o caso, título de eleitor e Registro Nacional de Estrangeiros

→ Pais ou o responsável legal devem apresentar, no ato de matrícula do estudante menor de idade, RG e CPF. Se o aluno não tiver como provar em que série parou os estudos, será feito um teste de nivelamento.

Quem pode se inscrever na educação de jovens e adultos – A EJA é ofertada nas 14 diretorias regionais de ensino do DF, em 109 escolas. Jovens a partir de 15 anos podem ser alunos do ensino fundamental e, de 18 ou mais, do ensino médio. O horário de funcionamento dos colégios, em geral, é dividido em três períodos: matutino, das 8 às 12 horas; vespertino, das 14 às 18 horas; e noturno, das 19 às 22 horas.

Em caso de vagas remanescentes, os interessados devem procurar diretamente as escolas no primeiro dia letivo do segundo semestre, em 21 de julho.

Como são os cursos da educação de jovens e adultos – Divididos em três partes, os cursos da educação de jovens e adultos têm duração de quatro semestres, nos dois primeiros segmentos, e de três semestres, no último. Nos primeiros dois anos, o aluno faz o ensino fundamental e, no último um ano e meio de curso, estuda as matérias do ensino médio.

Há também a possibilidade do curso a distância, mas as matrículas para o segundo semestre ainda não têm data definida. Os estudantes da EJA podem fazer os exames de certificação do Ministério da Educação — Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).

Veja também

“Nossa estrutura não é falida. Ela é viciada”, diz deputado

Compartilhar via WhatsApp Por Sandro Gianelli – 28 de agosto de 2020 Reginaldo Veras (PDT) diz que as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade