Início / Notícias / Destaques / Conselho de Saúde defende modelo de atenção primária
Foto: Anna Cléa Maduro

Conselho de Saúde defende modelo de atenção primária

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) tem participado ativamente das discussões sobre a possível implantação de Organizações Sociais (OSs) na Saúde do DF. Por isso, manhã de hoje abriu espaço, durante reunião da comissão, para que o Conselho de Saúde do Distrito Federal fizesse a apresentação do modelo de atenção primária à saúde do DF.

Na ocasião, presidente do conselho, Helvécio Ferreira da Silva, enfatizou que “a atenção primária deve ser a alavanca do Sistema Único de Saúde”.

Conforme explicaram os conselheiros Márcio Mata e Tiago Coelho, o modelo resulta de um trabalho coletivo que envolveu usuários, trabalhadores e gestores da área. Ampliar a saúde da família é uma das principais medidas da atenção primária, segundo eles. Os conselheiros defenderam ainda que este modelo seja gerido de forma descentralizada, baseado em redes integradas de atenção à saúde.

De acordo com Tiago Coelho, a atenção primária é a que melhor vai atender ao perfil em “transição demográfica e epidemiológica” em que o Distrito Federal se encontra. “Há uma diminuição crescente da taxa de natalidade e uma estabilização na taxa de mortalidade no DF”, explicou. Nesse cenário, as principais causas de morte são as doenças crônico-degenerativas, como diabetes, hipertensão e AVC. “A atenção primária robusta deve ser mais enfatizada do que a rede de urgências e emergências”, defendeu Coelho. Dessa forma, espera-se prevenir e evitar o agravamento daquelas doenças.

De forma prioritária, os serviços de saúde primária devem ocorrer nos chamados “vazios assistenciais”, como em Ceilândia, onde é necessária a criação de novas equipes de saúde na família, segundo os conselheiros.

O presidente da CESC, deputado Professor Reginaldo Veras (PDT), se comprometeu a levar, pessoalmente, junto com os demais membros da comissão, ofício com o modelo de atenção primária ao secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena.

Participaram Wasny de Roure (PT), Luzia de Paula (PSB) e o deputado Rafael Prudente (PMDB).

Franci Moraes – Coordenadoria de Comunicação Social da CLDF, com alterações

 

Apresentação do modelo de atenção primária à saúde do DF:

Download (PPTX, 1.35MB)

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Educação no Campo quer atenção e investimentos

Compartilhar via WhatsApp Foto: Ísis Dantas A Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade