Início / Notícias / Veras cobra resolução da situação dos espaços culturais do DF

Veras cobra resolução da situação dos espaços culturais do DF

A situação da estrutura física dos Espaços Culturais foi tema do pronunciamento do presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), durante o comunicado de parlamentares, na sessão desta terça-feira (6).

Em sua fala, Veras informou aos presentes que, segundo relatório da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), a situação é caótica. Dos 12 espaços públicos voltados para o fazer artístico, cinco estão fechados e o restante funciona em situação precária.

“A cidade de Brasília hoje, no que refere a realização de grandes eventos culturais, não tem espaços públicos para a realização das apresentações artísticas e culturais”, disse. “Um exemplo é o Museu de Arte de Brasília-MAB, que se encontra fechado. O valor para proceder com a reforma é orçado em R$ 8 milhões.  Outro é o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. O espaço que faz parte da história da cidade também está fechado e o valor para realizar a reforma e reabrir o espaço é de R$ 5,5milhões”, completou.

O parlamentar que citou apenas alguns espaços no Plano Piloto, não falando das Regiões Administrativas, afirmou que o Setor Cultural está completamente relegado, e o pior, há décadas.

“Como uma cidade que sempre sonhou em ser um polo de desenvolvimento e turismo não investe na cultura? “, questionou. “Ou esta cidade elege isso como prioridade, recupera os espaços públicos destinados à cultura para fomentar o turismo, e revê os seus projetos futuros, ou o Setor Cultural entrará em colapso. E tudo isso acaba por afetar a economia da cidade e dos demais setores”, concluiu.

Finalizando sua fala, Veras cobrou do governo planejamento para sanar as questões ligadas à cultura e aos fazedores de cultura, inclusive com previsão de recursos no orçamento do DF.

“Precisaremos de um planejamento a médio prazo para que tenhamos resultados a longo prazo. Mas, é preciso que comecemos agora, com previsão orçamentária, para recuperar este importante Setor”, concluiu.

Assista ao pronunciamento do parlamentar.

Ísis Dantas, da Assessoria de Imprensa 

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o presidente da Comissão de constituição e Justiça (CCJ), deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

PDT decidirá atuação no Governo de Brasília até 10 de outubro

Compartilhar via WhatsAppNa tarde deste domingo (17), durante a Convenção Regional do Partido Democrático Trabalhista …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessibilidade