Início / Notícias / Destaques / Conselheiros de Cultura tomam posse
Foto: Anna Cléa Maduro

Conselheiros de Cultura tomam posse

Por Anna Cléa Maduro

Na manhã de hoje (16), 104 Conselheiros de Cultura de 13 Regiões Administrativas foram nomeados e empossados durante solenidade no Palácio do Buriti. Cada localidade tem oito representantes da sociedade civil, escolhidos pela comunidade, e dois do poder público — o administrador regional e o gerente de Cultura da administração.

Para o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), Prof. Reginaldo Veras (PDT), o papel dos Conselheiros é essencial para a proposição de políticas públicas na área cultural a partir das demandas da própria sociedade civil. “Eles fazem a intermediação direta entre o Poder Executivo, as lideranças e a comunidade”, esclareceu.

Foto: Anna Cléa Maduro
Foto: Anna Cléa Maduro

Foram nomeados e empossados representantes de Samambaia, Santa Maria, Sobradinho II, Recanto das Emas, Guará, Paranoá, Itapoã, Planaltina, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Varjão, Brazlândia e Ceilândia.

Eleita no Guará, a Conselheira Fernanda Barbosa Adão, afirmou, na ocasião, que esse é um trabalho de grande responsabilidade. “O trabalho é voluntário, mas, se não nos responsabilizarmos, ele não vai para frente”, frisou Fernanda.

Reestruturação – Em 2015, durante os Diálogos Culturais, foram mapeadas as situações dos Conselhos Regionais de Cultura de cada cidade. Apenas 7 conselhos estavam vigentes, contudo, com nível precário de funcionamento. Com caráter colaborativo, os Diálogos Culturais tiveram como objetivo consultar a comunidade do DF sobre suas demandas e propostas de ações que comporiam o Plano de Cultura do DF, anexo único da Lei Orgânica da Cultura (LOC).

Sobre Anna Cléa Maduro

Anna Cléa Maduro
Jornalista e fotógrafa. Assessora atualmente o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

Educação no Campo quer atenção e investimentos

Compartilhar via WhatsApp Foto: Ísis Dantas A Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade