fbpx

Debate sobre a coleta seletiva no Distrito Federal lota auditório da CLDF

Por Anna Cléa Maduro

O Bloco Sustentabilidade e Trabalho, composto pelos deputados Chico Leite, Cláudio Abrantes, Prof. Israel, Joe Valle e Prof. Reginaldo Veras abriram espaço para o poder Executivo, Legislativo, cooperativas e catadores de materiais recicláveis debaterem os problemas e as soluções que envolvem a coleta seletiva do Distrito Federal, na manhã de hoje (25), no auditório da Câmara Legislativa.

Centenas de trabalhadores lotaram o auditório da Câmara Legislativa e apresentaram as dificuldades enfrentadas diariamente nos locais de coleta. A representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no DF, Aline Sousa, afirmou que a categoria luta por uma política nacional de resíduos.

Ela explicou que os catadores não estão recebendo materiais exclusivos de coleta seletiva e que a população precisa de orientações para separar o lixo nas suas casas. “Necessitamos de uma coleta seletiva de alta complexidade, digna e inclusiva, que envolva todas as cooperativas e a comunidade”, esclareceu.

Fotos: Anna Cléa Maduro

O deputado Prof. Reginaldo Veras, líder do bloco propositor da Audiência Pública, disse que a catação “é uma fonte de inclusão social, fonte de renda e fonte de preservação do Meio Ambiente”. O distrital acredita que o debate é importantíssimo e deve ser continuado e principalmente levado até os moradores do DF, que precisam participar do processo.

“Nós parlamentares, teóricos e acadêmicos sabemos muito pouco. Nossa atuação é mínima e quem realmente faz e ajuda a proteger o meio ambiente e a cidade são vocês catadores”, frisou Veras.

Encaminhamentos – A diretora do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), Eliana Kátia Campos, adiantou que o órgão está discutindo um novo edital que prevê a contratação de cooperativas que estejam em acordo com os pré-requisitos, como instalações físicas e maquinários, impostos pelo SLU. Segundo ela o dinheiro está empenhado e “se as cooperativas tiverem com a documentação pronta, a prioridade será delas”, esclareceu.

O deputado Joe Valle garantiu que todas os questionamentos feitos durante a Audiência Pública serão compilados pelo Bloco e levados aos órgãos competentes.

Sobre Anna Cléa Maduro

Anna Cléa Maduro
Jornalista e fotógrafa. Assessora atualmente o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

DF terá Nota Legal Solidária

Compartilhar via WhatsApp Os deputados distritais aprovaram em primeiro e segundo turnos , na sessão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade