fbpx
Foto: Anna Cléa Maduro
Foto: Anna Cléa Maduro

Lei garante a presença de cirurgiões dentistas nas UTIs do DF

Por Anna Cléa Maduro

A Lei 5.744/2016, de autoria do deputado Prof. Reginaldo Veras, assegura a presença de um profissional de odontologia nas áreas de internação e UTIs do Distrito Federal.  O autor da proposição e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Casa (CESC), Prof. Reginaldo Veras (PDT), reconheceu a relevância da temática e trabalhou em prol da aprovação da proposta desde o início do mandato.

Para o presidente da CESC, a matéria “assegura a presença de profissionais capacitados nos hospitais, possibilitando a melhora do quadro clínico da pessoa que está internada”, destacou. Dentre as propostas contidas no texto estão o direito à saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente quando há internação de pacientes; bem como a obrigatoriedade de um cirurgião dentista nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) como parte do corpo clínico.

A medida vai impedir que os usuários do SUS contraiam doenças graves ou sejam diagnosticados de forma errada. Muitas vezes, a falta de um especialista em odontologia nas UTIs dificulta ou impossibilita a indicação do tratamento adequado, pois muitos profissionais desconhecem as bactérias bucais causadoras das principais infecções, por exemplo.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) agradeceu o distrital por relatar a matéria e pela prioridade dada à proposição. Segundo o presidente do CRO-DF, Veras entendeu a importância e abrangência do projeto: “Ele visa melhorar o sistema público de saúde do DF. A presença de cirurgiões dentistas nas UTIs, por exemplo, faz com que pacientes não corram riscos de pegar infecções ou sejam diagnosticados incorretamente”, ponderou Samir Najjar.

Download (DOC, 46KB)

Sobre Anna Cléa Maduro

Anna Cléa Maduro
Jornalista e fotógrafa. Assessora atualmente o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

Distrito Federal terá Semana de Combate e Prevenção à Violência Doméstica

Compartilhar via WhatsApp Na tarde desta quarta-feira (07), durante sessão remota, a Câmara Legislativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade