fbpx
Foto: Carlos Gandra/ CLDF

O Brasil levou uma pisa no PISA, diz Veras

O líder do Bloco Sustentabilidade e Trabalho, deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), utilizou a tribuna na tarde desta terça-feira (6) para comentar os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que mostram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática.

“Hoje, foi divulgado o resultado do PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, uma sigla em inglês. Falando de forma bem chula mesmo, é uma espécie de Enem internacional. O resultado é curioso, porque o Brasil levou uma pisa no Pisa. Via de regra, nessa avaliação internacional, avalia-se leitura – no nosso caso, é claro, o português –, matemática e ciências. São setenta países submetidos a essa avaliação que é feita a cada três anos. É aplicada uma prova de leitura, matemática e ciências. O resultado, senhores, como eu acabei de dizer: no Pisa, o Brasil levou literalmente uma pisa. Nossos indicadores são péssimos, e ficamos piores do que no resultado de 2012. Quase todos os estados brasileiros ficaram abaixo da média”, comentou.

Segundo Veras, a nota de uma avaliação nunca reflete plenamente a qualidade do ensino, mas nos dá alguns sinais. E “a melhoria dos indicadores passa por pesados investimentos em educação, coisa que este País não faz, passa pela melhoria na qualidade do trabalho e na formação continuada dos professores”.

“Uma nota não diz plenamente o resultado da educação de um país, mas ela nos dá sinais – e os sinais são preocupantes. A gente tem observado que, nas últimas avaliações, inclusive o MEC ao propor a Medida Provisória nº 746, de reforma no ensino médio, diz que esse modelo é adotado no Japão, é adotado na Finlândia, na Suécia, nos Estados Unidos”, falou. “ Suécia, Finlândia e Estados Unidos investem em educação um percentual significativo do PIB: mais de 20% e o sonho do Brasil é chegar a 10%. Ora, logo é uma comparação absurda, esdrúxula e é querer enganar bobo. Não vai haver melhoria na educação sem investimentos. Isso serve para o país, isso serve para o Distrito Federal”, completou.

Reginaldo Veras aproveitou para pedir ao Secretário José Flávio e ao Presidente da Casa, que tem contato direto com o Governador e com a equipe, que sejam liberados os recursos que encaminhados para o PDAF – Programa de Descentralização Administrativa e Financeira na tentativa de melhorar minimamente a infraestrutura das escolas, pois os recursos do segundo e do terceiro quadriênio ainda não chegaram às contas das escolas.

“Se os recursos não chegarem, a gente não consegue nada, e eu vou ficar só na oratória, só no discurso vazio neste plenário sem poder ajudar na prática”, disse.

PISA 2016 – Os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), divulgados na manhã desta terça-feira (6), mostram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. A queda de pontuação também refletiu uma queda do Brasil no ranking mundial: o país ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática.

A prova é coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi aplicada no ano de 2015 em 70 países e economias, entre 35 membros da OCDE e 35 parceiros, incluindo o Brasil. Ela acontece a cada três anos e oferece um perfil básico de conhecimentos e habilidades dos estudantes, reúne informações sobre variáveis demográficas e sociais de cada país e oferece indicadores de monitoramento dos sistemas de ensino ao longo dos anos.

 

Ísis Dantas, da Assessoria de Imprensa, com informações do G1

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Distrito Federal terá Semana de Combate e Prevenção à Violência Doméstica

Compartilhar via WhatsApp Na tarde desta quarta-feira (07), durante sessão remota, a Câmara Legislativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade