Projeto voluntário envolve professores e lideranças em benefício da Educação

Por Anna Cléa Maduro

Visando garantir o acesso à universidade a todos os brasileiros que vêm se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB) junto ao deputado distrital Prof. Reginaldo Veras lançaram o projeto Reinventando o Brasil – ENEM há quase dois anos.

As videoaulas somam mais de um milhão de acessos em todo o país. Para Veras, professor há mais de 30 anos, o projeto já é um sucesso. “Ele nasceu na ULB e nós o abraçamos. O grupo de colegas convidados atendeu prontamente o nosso pedido e isso nos deixou muito feliz”, frisou.

A iniciativa reúne professores de diversas áreas do conhecimento, renomados no Distrito Federal, que gravam, semanalmente, dicas e videoaulas sobre os conteúdos programáticos cobrados nas provas. Segundo o Secretário-geral Nacional, Manoel Dias, “a ideia era criar um curso sem nenhum custo financeiro para os jovens e adultos do Brasil que não têm condições de pagar um curso tradicional”, explicou.

Além dos centenas de estudantes interessados, a iniciativa tem reunido lideranças no Brasil inteiro, que criaram espaços de estudo e de aulas virtuais e presenciais em seus municípios e estados. O professor de Biologia Guga explica que os próprios envolvidos pediram que os professores das videoaulas fosse aos estados “ministrar aulas com o objetivo de enriquecer a preparação dos estudantes”. Reginaldo Veras acrescenta ainda que o movimento já envolveu três estados e a ideia é viajar ainda mais. “É a partir desse movimento que estamos tendo a oportunidade de rodar o Brasil e contribuir para a formação da juventude brasileira. Já passamos por Goiânia, Recife e este final de semana nossos colegas, professores voluntários, estarão em Belo Horizonte para mais um aulão.

Além dos três estados visitados, as regiões do Acre, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rondônia participam do projeto e aguardam os professores para o tão esperado aulão presencial.

Confira como foi o aulão em Recife, realizado no dia 11 de agosto:

UM PROJETO PELO BRASIL O Projeto Reiventando o ENEM, em parceria com a Universidade Leonel Brizola, tem reunido lideranças no Brasil inteiro. Preocupados com a Educação, jovens e adultos têm criado espaços de estudo e de aulas virtuais/presenciais em seus municípios e estados. É a partir desse movimento que estamos tendo a oportunidade de rodar o país e contribuir para a formação da juventude brasileira. Já passamos por Goiânia, Recife e, este final de semana, mais um grupo de professores voluntários estará em Belo Horizonte para mais um aulão.Conheça o projeto. #ENEM #Projeto #Educacao #EconomizaEFaz #CursoSocial

Posted by Reginaldo Veras on Friday, August 18, 2017

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).

Veja também

Saiu na Mídia: Reginaldo Veras defende que o Fundo Constitucional deve ser preservado

Compartilhar via WhatsApp Você já deve ter visto na imprensa que os parlamentares estão discutindo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade