Início / Notícias / Destaques / Situação das bibliotecas brasileiras é tema de debate na Câmara dos Deputados
Fotos: Anna Cléa Maduro

Situação das bibliotecas brasileiras é tema de debate na Câmara dos Deputados

As bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal comemoraram o Dia do Bibliotecário com uma programação especial dedicada aos profissionais da área. Na última segunda-feira (12), o Congresso Nacional realizou o Seminário Transformando Bibliotecas, Transformando Sociedades, que reuniu representantes do Poder Legislativo, do Conselho de Biblioteconomia e bibliotecários de várias instituições do Distrito Federal.

Dinamar Rocha falou sobre a necessidade de transformação do bibliotecário.

A Diretora da Secretaria de Gestão de Informação e Documentação (Sgidoc), Dinamar Rocha, lembrou que a transformação das bibliotecas começa na mudança do profissional que está a frente desses espaços. “Para que consigamos cumprir o lema do nosso seminário, o de transformar as sociedades, precisamos nos transformar. Eu espero que, durante esse evento, vocês adquiram elementos para aperfeiçoarem o lado profissional”, frisou.

Na ocasião Reginaldo Veras (PDT) falou sobre as bibliotecas escolares, cuja realidade é conhecida pelo professor da Secretaria de Educação há mais de 20 anos. O parlamentar divulgou dados oficiais da SEDF, que apontam mais de 200 escolas sem espaços de leitura em funcionamento.

Segundo ele, os Planos Distrital e Nacional tratam a questão das bibliotecas superficialmente. “Não houve uma preocupação, nos nossos Planos, com a disseminação desses espaços tão importantes para o aluno e para a sociedade”, destacou Veras.

Durante o evento, Veras compartilhou o panorama das bibliotecas escolares com os presentes.

Dificuldades e desafios – Uma das principais dificuldades lembradas pelos presentes foi o investimento no setor. Os representantes discursaram sobre a dificuldade em incluir tal demanda na agenda dos políticos, visto que os espaços de leitura são, em algumas regiões e ou unidades de ensino, pouco frequentados.

O Diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, André Freire, ressaltou o desafio de levar o jovem para o espaço da biblioteca. “Hoje o adolescente quer bibliotecas interativas, dinâmicas e que promovam conteúdos cada vez mais diferenciados”.

Participaram também da mesa de abertura do Seminário o Deputado Federal Evandro Gussi, do PV de São Paulo; o Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Raimundo Martins e o Diretor-executivo de Gestão do Senado Federal, Márcio Tancredi.

Confira as fotos do evento aqui.

 

Sobre Anna Cléa Maduro

Anna Cléa Maduro
Jornalista e fotógrafa. Assessora atualmente o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

PDT oficializa candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República

Compartilhar via WhatsAppPor Ísis Dantas O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou nesta sexta -feira (20), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acessibilidade