Início / Notícias / Destaques / Faça chuva ou faça sol, vai ter futebol sim!

Faça chuva ou faça sol, vai ter futebol sim!

Por Anna Cléa Maduro

Imagine um torneio de futebol de uma escola cancelado por conta de uma forte chuva? Já dá para idealizar as carinhas desapontadas dos estudantes e a decepção dos professores e gestores, que sempre preparam os eventos escolares com muita dedicação.

A cena é triste, mas é recorrente. Centenas de unidades de ensino públicas no Distrito Federal não possuem um espaço adequado para as atividades desportivas e culturais. Parece algo muito simples, no entanto, a cobertura de uma quadra possibilita a realização de torneios esportivos, festas culturais e reuniões de pais em um dia de sol intenso ou até mesmo em dias de fortes chuvas.

O deputado distrital Prof. Reginaldo Veras é professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal há mais de 25 anos e conhece bem a situação. Além da formação em Geografia, o parlamentar cursou Educação Física e já teve experiência como diretor escolar. “Essa é a principal demanda das escolas distritais. Ninguém consegue fazer atividades no sol ou na chuva e isso prejudica o trabalho pedagógico, algo tão importante para o desenvolvimento dos estudantes”, frisou.

Movimento em prol da Educação – Ao assumir o mandato, em 2015, Veras iniciou um movimento pela educação que transformou a realidade das escolas. Banheiros, cantinas, parques, salas de leitura e quadras foram revitalizados com recursos de emendas parlamentares enviados ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira, o PDAF. Mais de R$ 18 milhões foram investidos e cerca de 350 unidades de ensino foram beneficiadas em todas as Coordenações Regionais de Ensino do DF.

Até o ano de 2014, antes do parlamentar assumir o mandato na Câmara Legislativa, nenhum recurso público havia sido destinado à educação via PDAF. O seu empenho e a sua capacidade de articulação fizeram com que vários distritais da atual legislatura também passassem a destinar emendas às escolas, resultando em uma revolução educacional.

10 quadras em 4 anos – As obras realizadas também atenderam o principal pedido dos alunos, citado anteriormente: a cobertura da quadra poliesportiva. Durante os 4 anos de trabalho, 10 escolas* foram contempladas com obras modernas e funcionais.

A diretora Sandra Regina e o aluno Gabriel homenagearam o distrital no dia da inauguração da quadra.

A diretora da Escola Classe 66 de Ceilândia, localizada no Sol Nascente, Sandra Regina Santos, contou que a cobertura da quadra vai beneficiar toda a comunidade da região, que não possui espaços públicos para lazer e esporte. “A inauguração desta obra é a realização de um sonho. Sempre pedíamos, corríamos atrás e nunca éramos atendidos. O apoio do Prof. Reginaldo Veras foi indispensável, nós nem acreditamos quando começaram a cobertura do espaço”, comemorou.

*CEF 19 de Ceilândia, CEF 20 de Ceilândia, CEF 25 de Ceilândia, CEF 31 de Ceilândia, CEM 2 de Ceilândia, CEF 8 de Taguatinga, CEM 1 do Riacho Fundo 1, EC 66 de Ceilândia, EC P Norte e Jardim de Infância 06 do Gama.

Veja fotos das quadras em obras ou das quadras inauguradas:

Sobre Anna Cléa Maduro

Anna Cléa Maduro
Jornalista e fotógrafa. Assessora atualmente o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

Sabatina: CCJ aprova nome para comandar a PGDF

Compartilhar via WhatsAppPor Ísis Dantas Na manhã desta terça-feira (12), a Comissão de Constituição e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acessibilidade