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Foto: Anna Cléa Maduro
Foto: Anna Cléa Maduro

Estado trata a Educação como “puxadinho”, diz Veras


Por Ísis Dantas

Na sessão de abertura da legislatura 2019-2022, realizada na tarde desta terça-feira (05), o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) utilizou a tribuna para criticar a forma como a Educação vem sendo tratada no Distrito Federal.

Lembrando que o ano letivo começa em breve e que hoje existem quase nove mil estudantes sem matrícula na rede pública de ensino, Veras destacou que há uma omissão do Estado, que buscando atender a demanda reprimida foca na quantidade e não na qualidade e acaba tratando a Educação como um “puxadinho”. O parlamentar também criticou a proposta do Executivo de extinção da integralidade do Passe Livre Estudantil.

“Temos no momento cerca de nove mil estudantes sem matrícula nas escolas públicas. Inicialmente, o número era de 14 mil, mas os diretores, criativos que são, acabam arranjando soluções para atender a demanda, o que atende o número, mas precariza a qualidade. Faz-se puxadinho daqui, puxadinho dali. A palavra puxadinho talvez sintetize a forma como o Estado cuida da Educação: ela é um puxadinho”, afirma.

Outro tema abordado pelo parlamentar foi a extinção do Passe Livre Estudantil. Veras lembrou que governador quase enviou à Casa o projeto que extingue o benefício. Segundo ele, “a sorte é que o texto teria vazado para a imprensa antes de chegar a Câmara Legislativa”.

 “Graças ao vazamento da minuta do projeto o governo pôde desistir de enviar “essa aberração” à Câmara e repensar a proposta. Se há falhas elas precisam ser corrigidas com a modernização do sistema e não com a penalização dos estudantes que têm direito ao Passe Livre”, disse.  

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o presidente da Comissão de constituição e Justiça (CCJ), deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

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