fbpx
Foto: Anna Cléa Maduro
Foto: Anna Cléa Maduro

Estado trata a Educação como “puxadinho”, diz Veras


Por Ísis Dantas

Na sessão de abertura da legislatura 2019-2022, realizada na tarde desta terça-feira (05), o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) utilizou a tribuna para criticar a forma como a Educação vem sendo tratada no Distrito Federal.

Lembrando que o ano letivo começa em breve e que hoje existem quase nove mil estudantes sem matrícula na rede pública de ensino, Veras destacou que há uma omissão do Estado, que buscando atender a demanda reprimida foca na quantidade e não na qualidade e acaba tratando a Educação como um “puxadinho”. O parlamentar também criticou a proposta do Executivo de extinção da integralidade do Passe Livre Estudantil.

“Temos no momento cerca de nove mil estudantes sem matrícula nas escolas públicas. Inicialmente, o número era de 14 mil, mas os diretores, criativos que são, acabam arranjando soluções para atender a demanda, o que atende o número, mas precariza a qualidade. Faz-se puxadinho daqui, puxadinho dali. A palavra puxadinho talvez sintetize a forma como o Estado cuida da Educação: ela é um puxadinho”, afirma.

Outro tema abordado pelo parlamentar foi a extinção do Passe Livre Estudantil. Veras lembrou que governador quase enviou à Casa o projeto que extingue o benefício. Segundo ele, “a sorte é que o texto teria vazado para a imprensa antes de chegar a Câmara Legislativa”.

 “Graças ao vazamento da minuta do projeto o governo pôde desistir de enviar “essa aberração” à Câmara e repensar a proposta. Se há falhas elas precisam ser corrigidas com a modernização do sistema e não com a penalização dos estudantes que têm direito ao Passe Livre”, disse.  

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004 e estudante de Comunicação e Marketing. Ísis Dantas trabalha como assessora de imprensa na Câmara Legislativa há quase 15 anos - desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Gestores escolares cobram aprimoramento da Lei da Gestão democrática

Compartilhar via WhatsApp Há semanas, representantes da Associação de Diretores e Ex-Diretores das Escolas Públicas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade