fbpx
Foto: Ísis Dantas

Comunidade do Setor Primavera cobra regularização da região


Na noite desta quinta-feira (21), o Colégio Anchieta, localizado na QSC 19 de Taguatinga, abriu as portas para receber a população do Setor Primavera. Mulheres, crianças, jovens, idosos, líderes comunitários, gestores públicos e parlamentares se reuniram para tratar da regularização da área, reinvindicação dos moradores da localidade há mais de duas décadas.

Proposta pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), a audiência pública teve como objetivo informar a comunidade sobre os avanços realizados pelo Governo do Distrito Federal. Para isso, representantes de diversos órgãos envolvidos com a questão discorreram sobre o andamento do processo para viabilizar a regularização da região.

Foto: Ísis Dantas

Na ocasião, o diretor técnico da Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap, Carlos Antônio Leal, informou aos presentes que será realizado um levantamento para avaliar quais lotes estão em Área de Interesse Social (ARIS) e quais as localidades em que a população tem maior poder aquisitivo. Munida das informações a equipe técnica da Terracap poderá iniciar o processo de regularização.

Outra boa notícia foi dada pelo diretor de Regularização da Companhia de Desenvolvimento Habitacional de Brasília – Codhab, o Sr. Leonardo Firme. Ele informou que projeto de regularização da região está bastante avançado.

“O projeto, com levantamentos topográfico e jurídico, está bastante avançado. Estamos na fase de contratação dos estudos ambientais para finalizar a aprovação do projeto”, disse. “Hoje já foi disponibilizado recurso, daremos início a licitação, a previsão é que até o ano que vem o processo esteja finalizado, tecnicamente falando.  A regularização do Setor Primavera está na pauta da Codhab, está na pauta do governo, é prioridade para nós”, concluiu

Leonardo Firme ressaltou que há uma pendência, pois, a região faz parte da poligonal da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) JK, mas informou que, junto com o IBRAM, a Companhia está contratando os estudos para reavaliar a poligonal. O objetivo é dar celeridade ao processo e atender a demanda de moradia da população.

 Karolyne Guimarães, atual administradora de Taguatinga, reforçou a ideia de que para o governo regularizar a localidade é prioridade.

“Quando fui despachar com o governador Ibaneis Rocha sobre as questões de Taguatinga, especialmente as que dependem da autorização dele, minha demanda número um foi o Setor Primavera/QSC 19”, disse. “A regularização e a infraestrutura dependem de uma decisão política e felizmente o governador acenou que é prioridade regularizar a região, pedindo, inclusive, que eu corresse atrás para que o processo saia do papel e vire realidade. Segundo Ibaneis, assim que os projetos estiverem concluídos na Terracap e na Codahb, ele irá pessoalmente ao Ministério das Cidades solicitar recursos do Governo Federal para implementar a infraestrutura na região”, informou.

Foto: Ísis Dantas

A administradora aproveitou para sugerir a criação de um grupo de trabalho. O intuito é visualizar claramente a situação do Setor e tudo que envolve a regularização da região. Karolyne também pediu apoio de diversos órgãos para que possam ser realizadas a poda, a roçagem e que haja patrola, para amenizar o problema das erosões. O intuito é diminuir as dificuldades da população enquanto a implementação definitiva da infraestrutura não acontece no local.

População cansada de promessas – Residente na região há 20 anos, o presidente da Associação dos Moradores do Setor Primavera, o Sr. Carlos Magno Rabelo Balbino, fez um breve histórico das melhorias na região, alcançadas graças a união e empenho da comunidade.  O líder comunitário destacou o descaso do poder público com os habitantes do Setor Primavera, advertindo que a população já está cansada de promessas, de esperar pelo governo, que, segundo ele, antes de 2015 nunca teria realizado nenhuma benfeitoria na região.

Carlos Magno aproveitou a presença dos gestores públicos para solicitar a construção de uma creche pública e de um posto de saúde na localidade. Além disso, reforçou o pedido para que a AGEFIS pare de derrubar residências já consolidadas no perímetro do Setor Primavera.

Escola Parque na área do Clube Primavera – Durante a audiência pública o Coordenador da Regional de Ensino de Taguatinga, o Sr. Juscelino Carvalho, propôs que a Terracap ceda o espaço, disputado pela construção civil, onde fica o Clube Primavera. Ele disse que enviará ofício à Companhia solicitando a doação da área do clube para a Secretaria de Educação do DF.

“Nosso intuito é transformar o local numa Escola Parque”, disse.

Em resposta, Carlos Leal, disse que a princípio a Terracap não teria motivos para se opor, mas que é necessário submeter a solicitação ao IBRAM para que o órgão possa autorizar a cessão.

Encaminhamentos – Após vários representantes da comunidade e autoridades fazerem uso da palavra, Veras finalizou a audiência propondo que no próximo ano seja realizada uma nova reunião para que a comunidade possa acompanhar o andamento do processo e avaliar a evolução das tratativas para que regularização saia do papel.

Participaram da audiência pública os deputadosJorge Viana e Eduardo Pedrosa;oassessor da Companhia Urbanizadora da Nova Capital Do Brasil – Novacap, Antônio Bonfim;o representante da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Edson José Vieira;o ex-administrador de Taguatinga, Marlon Costa; o presidente do Instituo Brasília Ambiental – Ibram, Edson Duarte; o subsecretário da Secretaria de Atendimento à Comunidade, Joaquim Roriz Neto; o representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Vicente Lima; a representante do Detran-DF, Sra.Fabiana Lagar; o  Comandante do Batalhão Da PMDF em Taguatinga; o Sr. Major Joaquim Elias Costa  e o Senhor Erli, proprietário do Colégio Anchieta.

Para Ver todas as fotos do evento clique AQUI

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004 e estudante de Comunicação e Marketing. Ísis Dantas trabalha como assessora de imprensa na Câmara Legislativa há quase 15 anos - desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Veras comemora início do processo de regularização do Setor Primavera, em Taguatinga

Compartilhar via WhatsApp Uma luta antiga da comunidade do Setor Primavera, em Taguatinga, parece que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade