Início / Notícias / Destaques / Veras destinará recursos para o programa Ginástica nas Quadras e para o CID

Veras destinará recursos para o programa Ginástica nas Quadras e para o CID

Foto: Ísis Dantas

Alunos e professores do projeto Ginástica nas Quadras e do Centro de Iniciação Desportiva (CID) lotaram o auditório da Câmara Legislativa na manhã desta terça-feira (28) para participar de audiência pública com o objetivo de debater os possíveis e necessários avanços dos projetos; o recebimento de investimentos para a melhoria de estrutura física, pessoal, material e a disponibilização de mais profissionais e a ampliação tanto do Ginástica nas Quadras, como do CID. Muitos também aproveitaram o espaço para testemunhar a eficácia dos projetos, fazendo o relato de suas experiências.

Proposta pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), ex-aluno do CID, a audiência pública abriu espaço de fala para diversos usuários dos projetos, que relataram a melhora da saúde e na qualidade de vida com a prática de atividade física.

Mas nem tudo são flores. O gerente de Educação Física e Desporto Escolar, Luís Montenegro, chamou a atenção para as fragilidades dos projetos, como o desequilíbrio entre os espaços ofertados, pois enquanto uns polos têm estrutura muito boa, outros sequer tem cobertura. Para ele, garantir qualidade equânime dos espaços e dos equipamentos é uma necessidade.

Na ocasião, Reginaldo Veras aproveitou para defender a valorização do programa e dos CIDs, como também o uso das quadras poliesportivas das escolas públicas à noite e nos finais de semana como contrapartida à liberação de recursos para melhorias e reformas nesses espaços, como ocorreu em Ceilândia Norte.

O deputado também anunciou a destinação de recursos via emenda parlamentar para o programa Ginástica nas Quadras e para o CID do P Sul. Segundo ele, a intenção é fazer investimentos contínuos ao longo dos quatro anos de seu mandato.

Ao final do evento, o parlamentar entregou moções de louvor a diversos dos profissionais que atuam nos projetos, como forma de reconhecimento ao trabalho.

Também participaram da audiência pública os professores do Programa Ginástica nas Quadras, a sra. Janaina Monteiro; o professor de Handebol do Centro de Iniciação Desportiva; Valdeci Morais Santos; o Coordenador Intermediário da Unidade de Educação Básica de Taguatinga, o sr. Christian Botelho Ramo e a aluna do projeto há 32 anos, a sra. Inalda de Oliveira Camargo.

Veja todas as fotos do evento :

Audiência pública esporte nas quadras e CID

O Centro de Iniciação Desportiva – Criado no início da década de 80, o CID tem como objetivo oportunizar aos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal maior acesso à prática de esportes e a participação de competições com o intuito de identificar e promover destaques desportivos.

Os centros estão espalhados em diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal ofertando aulas de iniciação, aperfeiçoamento e treinamento em 18 modalidades desportivas.

Programa Escola Comunidade/Ginástica nas Quadras – Desenvolvendo desde 1990 relações de parceria com a comunidade, o Programa Escola Comunidade/ Ginástica nas Quadras é uma iniciativa que vem transformando a vida de muitas famílias em todo o DF.

O programa, regulamentado pela Lei nº 543/93 e pelo Decreto nº 18.368/97, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, prioritariamente idosos, por meio de oferta de práticas esportivas e atividades sociais gratuitas. As aulas são ministradas por professores de educação física da Secretaria de Educação em todas as regionais de ensino do DF. São ofertadas diversas modalidades como natação, hidroginástica, ginastica localizada, yoga, condicionamento físico, entre outras.

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Comissão Geral debate a Política de Assistência Social no DF

Compartilhar via WhatsApp Uma política de assistência social realmente efetiva faz muita diferença na vida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade