Início / Notícias / Destaques / Sala de imprensa da Câmara Legislativa voltará a ter o nome de Pompeu de Souza

Sala de imprensa da Câmara Legislativa voltará a ter o nome de Pompeu de Souza

Foto: Ísis Dantas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou, por três votos a dois, o Projeto de Resolução (PR) nº 40/2017, de autoria de deputado Raimundo Ribeiro, que denominava a Sala de Imprensa instalada nas dependências da Câmara Legislativa de Francisco de Paula Lima Junior – Prof. Chico. No início do ano, a sala foi inaugurada, com novo nome, pelo presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), mesmo sem a aprovação do PR.

Durante a reunião, realizada na manhã desta terça-feira (11), o deputado Prof. Reginaldo Veras (PRB), que votou contra o projeto, levantou três questões sobre a mudança repentina de nome da sala de imprensa. Segundo o parlamentar, causou estranhamento, que mesmo sem ter sido aprovado o Projeto de Resolução, a inauguração da sala, já com novo nome, tenha acontecido.

“Eu, como parlamentar, me senti atropelado, desrespeitado. Não fui ouvido”, disse. “Como inauguram algo sem sequer ser aprovado? Se nós não respeitamos nosso próprio regimento interno, como iremos querer que a sociedade respeite as decisões que tomamos aqui?”, questionou Veras.

Outro ponto abordado pelo deputado foi a escolha do nome do homenageado.  “Pesquisei a vida do homenageado, pois não o conhecia. Tomei conhecimento de que era um professor e blogueiro respeitado na cidade, mas a questão aqui é outra. A sala a que se quer mudar o nome já teria um nome, o de “Pompeu de Souza”. Sou suspeito, pois sou fã incondicional do Senador Pompeu de Souza. Eu tinha 13 anos quando ele foi eleito senador ocupando a terceira vaga. Lembro até do jingle da campanha”, disse cantando o refrão.  “Além de professor e figura renomada, Pompeu de Souza foi um dos maiores defensores da autonomia política do Distrito Federal”, concluiu  Veras.

Por último, o parlamentar destacou que para efeito de denominação de logradouros públicos a regulamentação determina que se faça uma audiência pública e disse entender que não cabe para as dependências da Casa, mas, segundo ele, poderia sim, ser aplicada na Câmara Legislativa. Para o parlamentar os nomes dos espaços deveriam ser escolhidos de forma democrática e levando em consideração alguns critérios.

Com a rejeição do projeto na CCJ o Projeto de Resolução tem sua tramitação arquivada, assim o nome da sala de imprensa volta a ser Pompeu de Souza.

Além de Veras, participaram da reunião os deputados Reginaldo Sardinha (Avante), Kelly Bolsonaro (Patriota), Roosevelt Villela (PSB) e Martins Machado (PRB).

Foto: Ísis Dantas

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Educação no Campo quer atenção e investimentos

Compartilhar via WhatsApp Foto: Ísis Dantas A Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade