Início / Notícias / Destaques / Privatização da CEB será tema de debate na CLDF

Privatização da CEB será tema de debate na CLDF

Durante o último pleito eleitoral o então candidato Ibaneis Rocha (MDB) assegurou que não privatizaria a Companhia Energética de Brasília (CEB), mas após eleito o novo governador mudou o discurso e começou uma onda privatista e passou a alardear a venda de diversas empresas públicas do Distrito Federal, entre elas a CEB.

Trata-se de um claro estelionato eleitoral que, além de demonstrar a falta de compromisso do mandatário do DF, coloca em risco inúmeras famílias, pois com o processo de privatização milhares de trabalhadores poderão perder seus empregos, engrossando as estatísticas do desemprego na capital.

Para discutir a situação da CEB e de seus trabalhadores, no próximo dia 29 de agosto, às 15h, a sessão ordinária da Câmara Legislativa será transformada em comissão geral para tratar dos rumos que a Companhia Energética de Brasília seguirá.

Para o autor da iniciativa, deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), o legislativo local precisa combater qualquer tentativa de privatização das empresas públicas do DF.

“As empresas públicas são patrimônio do Distrito Federal, algumas precisam ser recuperadas, outras precisam ser melhoradas, mas a solução com certeza não passa pelo entreguismo ao capital privado, aos bancos, ao capital especulativo”, defende. “Esses processos de privatização ou qualquer nome análogo que se queira utilizar, terão que passar aqui pela Câmara Legislativa e será fundamental a organização dos trabalhadores contra a privatização e contra a perda de seus direitos”, completou Veras.

Privatizar não é a solução – É verdade que a Companhia Energética de Brasília (CEB) passa por dificuldades financeiras, mas é preciso destacar que ela tem buscado alternativas no sentido de sanear suas contas.

Defender a privatização da CEB é colocar em risco a segurança da capital e impor à população um custo elevado com tarifas de energia. Um bom exemplo disso é o que vem ocorrendo com empresas distribuidoras que foram privatizadas, como a CELG em Goiás. Além dos constantes apagões, um aumento elevado das tarifas autorizadas pela ANEEL.

Por tudo isso é que privatizar a CEB não é a solução!

Participe da comissão geral que discutirá os rumos da Companhia e ajude a CEB a permanecer como uma empresa pública, uma empresa de toda a população do Distrito Federal.

Serviço:

Comissão Geral para discutir a possível privatização da CEB

Data: 29 de agosto 2019

Local: Plenário da Câmara Legislativa

Horário: 15h

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

CCJ ouve especialistas sobre proposta que altera uso do SIG

Compartilhar via WhatsApp Na manhã desta terça-feira (10) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade