CCJ debaterá proposta de Educação Domiciliar no DF

Na próxima terça-feira (18), às 10h, a Câmara Legislativa debaterá o projeto de lei do Executivo que dispõe sobre a Educação Domiciliar no âmbito do Distrito Federal. A discussão foi proposta pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) e será realizada remotamente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O parlamentar avalia que a educação domiciliar é uma ameaça à profissão de professor, além de ser uma proposta inconstitucional. Para ele, a matéria precisa ser debatida exaustivamente antes de ser levada ao plenário da Casa, visto que envolve inúmeros atores e pode ter impacto irreversível na formação dos indivíduos.

O tema é realmente polêmico, inclusive já foi pauta de discussões no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), e gera inúmeras controvérsias. Apesar disso, o Executivo local, juntamente com os deputados João Cardoso (Avante) e Júlia Lucy (Novo) que subscrevem o projeto, querem instituir o homeschooling como modalidade educacional permitida na capital. Na prática, caso aprovado, o projeto permitirá que pais e familiares possam promover o ensino pedagógico de crianças e adolescentes em casa, sem a obrigação de que eles sejam levados à escola, desde que seguidos alguns critérios.

Foram convidados para participar do debate o Secretário de Educação, Sr. Leandro Cruz Fróes da Silva; o Presidente do Conselho de Educação do DF, o Sr. Marco Antônio Almeida Del’Isola; o Presidente da ASPA DF, o Sr. Alexandre Veloso; um representante da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc); um representante do Sindicato dos Professores (SINPRO); o representante do Sindicato dos Professores das Escolas Particulares (SINPROEP), o Sr. Rodrigo Pereira de Paula e a Gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica(Anec), a Sra. Roberta Valéria Guedes de Lima.


Sobre Ísis Dantas

Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004 e estudante de Comunicação e Marketing. Ísis Dantas trabalha como assessora de imprensa na Câmara Legislativa há quase 15 anos - desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Veras propõe aumento de pena para trabalho análogo à escravidão

Compartilhar via WhatsApp No Distrito Federal, quase 200 trabalhadores foram resgatados de condições trabalho análogas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade