fbpx

CLDF debaterá os problemas de saúde que afetam os profissionais de educação do DF

A saúde dos profissionais de educação do Distrito Federal será tema de audiência pública que a Câmara Legislativa realizará na próxima quinta-feira (17). Proposta pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), a discussão é motivada pelo resultado da pesquisa “Retratos da Saúde na Rede de Ensino do DF: A dor da Gente”, realizada pela Universidade de Brasília em parceria com o Sindicato dos Professores do DF, que demonstra danos relacionados ao trabalho destes profissionais.

De acordo com a pesquisa, realizada entre 5 de maio e 30 de junho de 2020, observou-se que os servidores apresentam danos físicos, psicológicos e sociais . Entre os danos psicológicos e sociais mais críticos estão o mau humor, tristeza, sensação de vazio, impaciência, vontade de ficar só, conflito nas relações familiares. Já os danos físicos mais críticos são alterações no sono e dores no corpo.

Ainda de acordo com a pesquisa para 91% dos servidores os recursos são insuficientes; os equipamentos e espaços físicos são precários para realizar as tarefas; 71% dos servidores falta liberdade para opinar sobre o trabalho e consideram a comunicação entre chefe e subordinado inadequada e 84% dos servidores sentem-se esgotados mentalmente, além de considerarem o trabalho desgastante e cansativo, também sentem revolta em submeter o trabalho a ordens políticas.

Para Reginaldo Veras, em razão dos dados apresentados e da realidade dos profissionais da educação do DF é preciso discutir a questão e encontrar soluções capazes de mudar a realidade destes valorosos profissionais. O parlamentar lembra que não são apenas os profissionais da rede pública de ensino que estão adoecidos e ressalta a preocupação com os profissionais da rede privada, que têm sido acometidos por quadros de depressão.

“Discutir, propor soluções e encontrar caminhos para que os profissionais da educação do DF possam exercer seu trabalho de forma saudável é o que nos motiva”, diz Veras.

Foram convidados para debater a questão o Prof. Alberto Ribeiro, Coordenador da Secretaria de Assuntos de Saúde do SINPRO- DF; a Sra. Luciane Kozicz, pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília e psicóloga do SINPRO DF; o sr. Leandro Cruz, Secretário de Educação do DF; a Sra. Ana Paula Delgado Lima, Subsecretária da Subsáude do DF, além de um representante do Sindicato dod Professores de Escolas Particulares (Sinproep).

Serviço:

Problemas de Saúde que afetam os profissionais de educação do DF

Data: 17 de setembro de 2020

Endereço Eletrônico: TV WEB CLDF (http://www.cl.df.gov.br/tv-cldf )

Horário: 10h

Sobre Ísis Dantas

Ísis Dantas
Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004. Trabalha como Assessora de Imprensa na Câmara Legislativa desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Contrato temporário: SEEDF lança chamamento para escolha de entidade para realização do processo seletivo

Compartilhar via WhatsApp Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (23) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade