Reestruturação das regiões administrativas suscita debate

Foto: Carlos GandraO projeto de lei nº 182/2015, que trata da reestruturação das regiões administrativas do Distrito Federal, voltou a ser tema de pronunciamentos no plenário da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (4).

Para o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) é importante que haja uma restruturação das administrações regionais. Entretanto, ele ressalta que o assunto precisa ser mais bem debatido na Casa.

“Para fazer um melhor gerenciamento do serviço público, já apresentei uma emenda ao projeto e peço apoio aos Srs. Parlamentares para que essa emenda vá adiante e passe a fazer composição dessa lei. A emenda basicamente determina que 70% dos cargos comissionados ou não comissionados nas administrações regionais sejam exercidos por pessoas concursadas”.

Segundo Veras, o primeiro objetivo é fazer com que as administrações deixem de ser cabide de emprego e barganha eleitoral com o Poder Executivo por parte do Legislativo. Outro ponto levantado pelo parlamentar é o fato de que cada vez que o administrador é trocado, trocam-se junto os cargos comissionados e com isso os serviços públicos essenciais à população do Distrito Federal acabam sendo interrompidos

“Se o governo e esta Casa estão buscando moralização, essa é a oportunidade de fazermos e contribuirmos para isso. Por isso peço apoio a essa emenda ao projeto”, disse.

Visita ao Hospital Regional de Ceilândia – Reginaldo Veras aproveitou o comunicado de parlamentares para relatar aos deputados que pela manhã esteve no Hospital de Ceilândia fazendo uma visita informal.

“Escolhi o Hospital de Ceilândia porque é o local onde eu vivi a maior parte da minha vida e conheço muito bem”, disse. “A ala neonatal, a de cirurgia e a de atendimento básico do hospital estão funcionando bem. O Hospital foi reformado, não graças ao dinheiro público, mas graças a um convênio com a Universidade Católica. A instituição procedeu com a reforma para que seus estudantes possam utilizar aquele espaço. O HRC está funcionando bonito, mas é insuficiente. É urgente que se construa o segundo Hospital Regional de Ceilândia, até porque 40% dos atendimentos – fiz lá um levantamento – são de pessoas do Entorno, do sudoeste de Minas Gerais e do oeste da Bahia. É o SUS – Sistema Único de Saúde que garante esse atendimento, e o Distrito Federal tem que se preparar. Para tanto, é urgente e necessária a construção do segundo Hospital Regional de Ceilândia”, afirmou.

Segundo o parlamentar existem duas realidades no HRC. “Nesse mesmo hospital encontrei duas realidades: uma que funciona e a outra que é caótica, deprimente! Tenho certeza de que essa não é uma situação exclusiva do Hospital de Ceilândia, é de todos os prontos-socorros do Distrito Federal. Lastimável!”, lamentou. “Encontrei dois alunos – por onde ando tenho prazer de encontrar meus alunos –, e ambos estavam em busca de atendimento na ortopedia. Era 12h30 e perguntei: “A que horas vocês chegaram?”. Responderam: “Às 7h30min.” Tente imaginar o que é uma pessoa com uma fratura, com uma lesão, ter que esperar de 7h30 a 12h30, e não havia previsão de quando seriam atendidos”, exemplificou.

O deputado ainda destacou que a Casa precisa pressionar o governo e exercer sua função fiscalizadora.

“Eu, como Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), tenho obrigação redobrada em relação a isso. Vou trabalhar para que a CESC seja reconhecida como um espaço importante para que as questões relativas às áreas citadas sejam debatidas e que soluções sejam encontradas o mais rapidamente possível”, finalizou.

Foto: Anna Cléa Maduro

 Ísis Dantas
Assessoria de Imprensa

Sobre Ísis Dantas

Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004 e estudante de Comunicação e Marketing. Ísis Dantas trabalha como assessora de imprensa na Câmara Legislativa há quase 15 anos - desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Presidente da Novacap recebe moradores do Gama e de Planaltina

Compartilhar via WhatsAppNa última quinta-feira (23), o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade