Hoje (20) a Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa, presidida pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), esteve presente na 9º Conferência de Saúde do Distrito Federal (9ª CSDF).
Hoje (20) a Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa, presidida pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), esteve presente na 9º Conferência de Saúde do Distrito Federal (9ª CSDF). O evento, aberto ao público, visa fortalecer a participação e controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) e, segundo Veras, “é uma iniciativa de extrema importância diante do cenário que o sistema de saúde do DF se encontra hoje. É necessário repensar novas políticas públicas para o Brasil e, sobretudo, para Brasília”.
Além dos debates, a Conferência irá apresentar as 35 propostas elaboradas durante as plenárias realizadas nas regiões do DF desde março deste ano. Tais informações irão compor um relatório que será entregue ao governo durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde.
Mais de 2 mil pessoas participaram dos encontros locais para avaliar e criar as propostas que envolvem sete eixos, entre eles, I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II – Participação social; III – Valorização do trabalho e da educação em saúde; e IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado.
Também fazem parte da pauta os eixos: V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; além do eixo transversal VIII – Reformas democráticas e populares do Estado.
PROPOSTAS – Para votação das propostas, os delegados (sendo 50% representantes do segmento usuários, 25% do ramo dos trabalhadores e 25% de gestores), além de cem convidados, se reunirão em grupos nos dois dias de evento. Conforme o regulamento da conferência, as propostas que obtiverem 75% ou mais dos votos, em cada grupo de trabalho, e forem aprovadas por dois grupos, serão consideradas aprovadas e encaminhadas à plenária final.
As propostas que não obtiverem aprovação serão submetidas à apreciação da plenária final e serão consideradas aprovadas as que obtiverem aprovação de 50% mais um de votos dos presentes.
9ª Conferência de Saúde no DF
Data: Dias 20 e 21/7 a partir das 8h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Anna Cléa Maduro (Assessoria de Imprensa) com informações de Ailane Silva, da Agência Saúde.