No início desta semana o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) divulgou o ranking dos deputados distritais mais transparentes desta legislatura. Dos 24 parlamentares, apenas seis ficaram acima da média e o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) é um deles.
O professor, que assumiu o seu primeiro mandato no dia 1º de janeiro de 2015, ficou em 4º lugar na classificação geral. Já no ranking dos novos parlamentares Veras foi o primeiro colocado com a nota final 8,7.
Para o distrital, que assumiu como um dos compromissos a transparência na atuação parlamentar, esse resultado prova que é possível honrar propostas de campanha. Apesar do ótimo desempenho, o deputado destaca que o resultado ainda não é suficiente, é preciso tornar o seu mandato cada vez mais responsável, transparente e acessível à população do DF. “Ficamos em primeiro entre os novatos, em quarto lugar no geral e vamos melhorar ainda mais”, diz o parlamentar.
Acima da média – Segundo o ranking do Adote um Distrital, que utilizou como base para análise os sites dos deputados da Câmara Distrital, a média dos parlamentares girou em torno dos 2,5 pontos.
Com a nota final de 8,7, Veras ficou muito acima da média. Esse resultado é extremamente expressivo, visto que o parlamentar está em seu primeiro mandato e, em apenas seis meses de atuação, conseguiu atender a quase todos os critérios de transparência solicitados pelo projeto Adote um Distrital.
Sistema de Transparência – O Sistema do Índice de Transparência Parlamentar (Sitransp) foi desenvolvido pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), grupo de profissionais da área de fiscalização ligados a entidades representativas de classe, e tem como objetivo medir o nível de transparência dos deputados.
É um mecanismo que pontua o quanto os políticos estão dispostos a serem fiscalizados pela sociedade por meio de quesitos: atuação do parlamentar direta, atuação do parlamentar indireta, governança do mandato, controle social, acessibilidade do site na internet, atuação nas mídias sociais e processo eleitoral. Cada item desencadeia em uma pontuação e, ao final, ela é somada e todos os parlamentares são colocados em um ranking.
Anna Cléa Maduro e Ísis Dantas (Assessoria de Imprensa)