Audiência pública desencadeia projeto para a construção de escola rural

Foto: Anna Cléa Maduro

No mês de junho, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do DF (CESC) realizou, por iniciativa de seu presidente, o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), uma audiência pública no Núcleo Rural Casa Grande. A proposta era discutir com os órgãos competentes a necessidade de construir uma nova escola para os moradores.

A região atende hoje 624 alunos de todos os segmentos educacionais (ensino fundamental, ensino médio e EJA). Além da comunidade local, a instituição de ensino recebe alunos de localidades vizinhas, como Olhos D’Água, Ponte Alta Norte, Engenho das Lajes e Monjolo. Devido a grande demanda, os alunos dos anos iniciais, hoje, utilizam os mesmos sanitários que os estudantes mais velhos. Ou seja, a estrutura física precisa de uma construção a fim de atender as necessidades de cada segmento.

Durante a audiência a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) confirmou a concessão do terreno, uma área de 2,1492 hectares, para a construção do Centro Educacional. O gabinete do distrital Reginaldo Veras acompanhou o caso e, ontem (22), intermediou uma reunião junto ao corpo técnico da Secretaria de Obras do Distrito Federal; o secretário-adjunto da Secretaria de Educação do DF, Prof. Clóvis Sabino; o coordenador da Coordenação Regional de Ensino do Gama, Fernando Freire e os presidentes da Associação dos Moradores do Núcleo Rural Casa Grande, Jacinto Lima e Aníbal Coelho.

Dentre os encaminhamentos estão a construção do projeto da escola, que prevê 14 salas de aula; além de banheiros exclusivos aos alunos da educação infantil, biblioteca, teatro de arena ou anfiteatro, copa, refeitório, guarita, pátio coberto, horta, brinquedoteca, sala de coordenação, entre outros espaços importantes para os professores e estudantes. A entrega do esboço está prevista para o final do ano.

Segundo o presidente de honra da Associação dos Moradores de Casa Grande, Jacinto Rodrigues Lima, a instituição precisa atender as necessidades dos moradores da região, principalmente por se tratar de uma comunidade rural. “Não queremos implantar somente uma educação clássica, mas sim oferecer um ensino com base na formação técnica rural e no empreendedorismo”, pontuou.

Anna Cléa Maduro (Assessoria de Imprensa)

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).

Veja também

Veras propõe aumento de pena para trabalho análogo à escravidão

Compartilhar via WhatsApp No Distrito Federal, quase 200 trabalhadores foram resgatados de condições trabalho análogas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade