Secult lança edital

A Secretaria de Cultura lançou nesta segunda-feira (29/2) o maior edital para linguagem audiovisual da história do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Serão, no total, R$ 22.715.000,00 que deverão contemplar 72 projetos. Do orçamento total, R$ 9,9 milhões são provenientes de parceria entre a Secretaria de Cultura e a Ancine (Agência Nacional do Cinema). O edital será publicado amanhã no Diário Oficial do DF.

O volume de recursos deste edital do FAC para a linguagem de Audiovisual será tão expressivo, que ultrapassará estados com tradição histórica no segmento como Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, tornando o FAC Audiovisual 2016, o maior edital de fomento direto ao audiovisual do Brasil.

Além do grande aporte de recursos, o edital possuirá novas categorias que até então nunca haviam sido contempladas pelo Fundo de Apoio a Cultura, como a criação e manutenção de cineclubes, restauração e preservação de acervo e linhas específicas para publicações, capacitações e pesquisas relacionadas ao audiovisual, o que será fundamental para a efetivação de uma política de fomento que abranja todas etapas e segmentos da cadeia produtiva dos realizadores.

Simplificação do edital

O segundo edital do FAC/2015 é possível graças às mudanças no decreto 34.785/2013, que simplificaram os editais do FAC. As mudanças foram realizadas após um amplo processo de discussão e participação social que contou com um plataforma on-line de contribuições, além de uma série de reuniões com associações e entidades representativas do segmento. Foram incorporados uma série de avanços significativos inclusive no que se refere a desburocratização do acesso ao edital, o que colocou fim a obrigatoriedade das contrapartidas e a exigência dos três orçamentos para cada rubrica, pleitos históricos do movimento cultural brasiliense.

Serão realizadas oficinas e palestras para divulgar e ensinar como participar deste edital. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 2 de março até 15 de abril, por meio do site www.editais.cultura.df.gov.br. Dúvidas e informações podem ser tiradas no site http://www.fac.df.gov.br, ou pelo atendimento presencial na própria Secretaria de Cultura, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A publicação do edital está no DODF nº 41, de 2 de março de 2016, seção 3, página 76.

Com informações da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).

Veja também

Presidente da Novacap recebe moradores do Gama e de Planaltina

Compartilhar via WhatsAppNa última quinta-feira (23), o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade