Veras cobra resolução da situação dos espaços culturais do DF

A situação da estrutura física dos Espaços Culturais foi tema do pronunciamento do presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), durante o comunicado de parlamentares, na sessão desta terça-feira (6).

Em sua fala, Veras informou aos presentes que, segundo relatório da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), a situação é caótica. Dos 12 espaços públicos voltados para o fazer artístico, cinco estão fechados e o restante funciona em situação precária.

“A cidade de Brasília hoje, no que refere a realização de grandes eventos culturais, não tem espaços públicos para a realização das apresentações artísticas e culturais”, disse. “Um exemplo é o Museu de Arte de Brasília-MAB, que se encontra fechado. O valor para proceder com a reforma é orçado em R$ 8 milhões.  Outro é o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. O espaço que faz parte da história da cidade também está fechado e o valor para realizar a reforma e reabrir o espaço é de R$ 5,5milhões”, completou.

O parlamentar que citou apenas alguns espaços no Plano Piloto, não falando das Regiões Administrativas, afirmou que o Setor Cultural está completamente relegado, e o pior, há décadas.

“Como uma cidade que sempre sonhou em ser um polo de desenvolvimento e turismo não investe na cultura? “, questionou. “Ou esta cidade elege isso como prioridade, recupera os espaços públicos destinados à cultura para fomentar o turismo, e revê os seus projetos futuros, ou o Setor Cultural entrará em colapso. E tudo isso acaba por afetar a economia da cidade e dos demais setores”, concluiu.

Finalizando sua fala, Veras cobrou do governo planejamento para sanar as questões ligadas à cultura e aos fazedores de cultura, inclusive com previsão de recursos no orçamento do DF.

“Precisaremos de um planejamento a médio prazo para que tenhamos resultados a longo prazo. Mas, é preciso que comecemos agora, com previsão orçamentária, para recuperar este importante Setor”, concluiu.

Assista ao pronunciamento do parlamentar.

Ísis Dantas, da Assessoria de Imprensa 

Sobre Ísis Dantas

Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004 e estudante de Comunicação e Marketing. Ísis Dantas trabalha como assessora de imprensa na Câmara Legislativa há quase 15 anos - desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Veras propõe aumento de pena para trabalho análogo à escravidão

Compartilhar via WhatsApp No Distrito Federal, quase 200 trabalhadores foram resgatados de condições trabalho análogas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade