Foto: Anna Cléa Maduro

Edital da SEE-DF: saiba o que é o Programa Especial de Licenciatura

O edital da Secretaria de Educação do DF, divulgado na última sexta-feira (14), trouxe a informação de que os candidatos com diploma de bacharel poderão concorrer às vagas desde que tenham feito a complementação por meio do PEL, o Programa Especial de Licenciatura. A nomenclatura gerou algumas dúvidas, que poderão ser sanadas com a descrição abaixo acerca do Programa*.

1 – O PEL é destinado aos portadores de diploma de nível superior em cursos relacionados a habilitação pretendida e que ofereçam sólida base de conhecimento nas áreas de estudo ligado a essa habilitação, ou seja não pode alguém com bacharel em direito pleitear pedagogia porque fez a complementação pedagógica;
2 – A instituição que oferece o curso se encarregará de verificar a compatibilidade entre a formação do bacharel com a disciplina que ele pretende habilitar-se;
3 – O programa deverá ter no mínimo 540 horas incluindo a parte teórica e prática, sendo a prática com o mínimo de 300 horas;
4 – O programa pode ser ministrado por universidade e instituições de ensino superior que ministrem curso de licenciatura na disciplina pretendida;
5 – O concluinte recebe um certificado equivalente a licenciatura, ou seja, não há justificativa da complementação no diploma de bacharel.
6 – Quanto ao bacharel que tem a segunda habilitação, sendo licenciatura, concorre no curso da licenciatura.

*Essas informações são fruto de uma série de questionamentos feitos nas redes sociais pelos seguidores do Dep. Prof. Reginaldo Veras, que os encaminhou à Secretaria de Educação.

 

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).

Veja também

Veras propõe aumento de pena para trabalho análogo à escravidão

Compartilhar via WhatsApp No Distrito Federal, quase 200 trabalhadores foram resgatados de condições trabalho análogas …

29 comentários

  1. Professor, um bacharel em direito com pós graduação já atende ao requisito do PEL?

  2. Para quem tem nível superior Tecnólogo de Redes, e fazendo pós em gestão de redes e computação em nuvem, pode fazer este curso e estará habilitado a ser professor de informática?

  3. Olá, a Pós em Pedagogia – 420h (Público-Alvo: Graduados em Curso Superior: Tecnólogos, Licenciaturas e bacharelados que queiram atuar na área da Educação) equivale ao PEL?

  4. Boa noite, sou Licenciado em História, estou fazendo a segunda licenciatura em pedagogia por uma Instituição de Ensino credenciada pelo MEC, já olhei no site tudo certinho, ok, nesse caso a instituição já informou que após a conclusão do curso eles entregam um certificado.
    Tenho duas perguntas:
    1 – Esse certificado é aceito pelo Concurso da SEEDF?
    2 – Posso me inscrever para Atividades?
    Atenciosamente,

    Wallace

  5. Olá!
    Quem for graduado em Engenharia Elétrica/Eletrônica e com PEL em Física ou Matemática pode concorrer a uma vaga para Professor de Eletrônica ou Eletrotécnica da SEEDF?
    Caso não, qual seria o PEL exigido para essas áreas? Porque pesquisei e não encontrei curso de PEL específico para Eletrônica/Eletrotécnica.

  6. Kémily Andrade Dias

    Eu não entendi. o PEL funciona como uma segunda graduação, no curso de Pedagogia, mas seria uma graduação curta? Eu sou formada em Enfermagem, pela SEE/DF eu ministraria aulas de Biologia ou para técnico em Enfermagem?

  7. sou bacharel em ciencias contabeis e licenciado em matemática´, posso concorrer no concurso do SEDF para professor de contabilidade?

  8. Graduação em Enfermagem, nessa área precisa complementar com a PEL?

  9. Profissional de enfermagem, qual seria o PEL aceito na sedf?
    Sugestão de instituição?

  10. TENHO CONCUIDO CURSO LIVENCIATURA PEGADOGICA PLENA E BACHAREL EM FARMACIA.
    ABRANGENDO A FORMAÇÃO DE PROFISIONAL APTO PARA O EXERCICO DA DOCENCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NOS ANOS INICIAIS, DO ENSINO MEDIO, NA MODALIDADE NORMAL…

    POSSO CONCORRER A VAGA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EM FARMACIA OU SO ATIVIDADES

  11. Oi, meu nome é Ana, tenho graduação em bacharelado em psicologia e licenciatura em pedagogia, o edital exige ” licenciatura em psicologia ou bacharelado em psicologia + complementação pedagógica em Programa Especial de Licenciatura (PEL)” . Minha graduação em pedagogia pode servir como essa complementação pedagogica em PEL? Se não servir, esse PEL teria que ser na área de psicologia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade