Para o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), arte e educação devem caminhar juntas. Por isso, o parlamentar que, na Câmara Legislativa, tem como compromisso trabalhar para que o Distrito Federal tenha uma educação pública e de qualidade destinou recursos, através de emendas ao orçamento via Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), para a Banda Musical do Guará. O recurso destinado pelo parlamentar possibilitou a compra de novos instrumentos musicais. Coisa que não acontecia há mais de duas décadas.
Segundo o maestro Adailton da Cunha, responsável pelo projeto, há mais de 20 anos a Secretaria de Educação não destinava recursos para a aquisição de instrumentos musicais para atender as escolas do DF.
“Estou na SEDF há 23 anos, quando recebemos instrumental do Banco do Brasil, após esse período algumas escolas conseguiram adquirir alguns instrumentos via Secretaria de Cultura, mas além de insuficientes não houve continuidade”, disse.
Para Veras, projetos como a Banda de Música do CEF 02 do Guará precisam ser incentivados e reproduzidos em toda a rede de escolas públicas do DF.
“Quando conseguimos mandar dinheiro, ainda que pouco, para contribuir com um projeto pedagógico como o de vocês ficamos emocionados e temos a certeza que os professores conseguem fazer mágica com pouco recurso”, disse.
Política permanente – Regendo a Banda Musical do CEF 02 desde 2011, Adailton da Cunha reclama da falta de uma política pública de incentivo à prática musical e artística nas escolas. “Não há apoio formal para que possamos desenvolver nosso projeto com excelência. Falta política de fomento e dotação orçamentária para a prática musical e artística nas escolas”, frisou. “Precisamos além de instrumentos, de uma sala com acústica adequada e de uma política pública permanente de incentivo à pratica de atividades artísticas nas escolas do DF”, completou.
A Banda Musical – A Banda Musical do CEF 02 do Guará atende mais de 100 pessoas, entre alunos de tempo integral e de período parcial, além de representantes da comunidade. Ela serve de incentivo para alunos permanecerem na escola, além de possibilitar um maior contato das famílias e da própria comunidade com o ambiente escolar. Para o ingresso, é necessário a assiduidade, a permissão dos responsáveis e a disponibilidade no turno contrário ao das aulas regulares.
Os músicos se apresentam dentro das atividades escolares, como nos Jogos Interclasse, e para a comunidade. Em conjunto com outras escolas do DF, tem se apresentado no desfile de sete de setembro por vários anos.
Interessante.
Interessante.
muito bom e viva as bandas e fanfarras!