Por Anna Cléa Maduro

Há dois anos, no mês de março, as escolas públicas do Distrito Federal desenvolvem atividades e palestras voltadas à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
As atividades são motivadas pela Semana Distrital de Conscientização e Promoção da Educação Inclusiva aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, incluída no calendário oficial do DF a partir de uma Lei do deputado Prof. Reginaldo Veras (5.714/2016).
O parlamentar é contra a elaboração de Leis que criam datas ou semanas a serem acrescidas ao calendário oficial, mas explicou que a medida foi motivada pela experiência em sala de aula, além do pedido de um grupo de pais. “Como um bom representante da sociedade, recebi a demanda de uma associação que trabalha com pessoas com necessidades especiais e apresentei, portanto, o projeto”, afirmou Reginaldo.

Veras acrescentou que alguns erros cometidos em sala, como chamar a atenção de um aluno para que ele prestasse atenção na aula – sem saber que ele tinha dificuldades de aprendizagem, fizeram com que ele estudasse e se apropriasse do assunto.
“Esse acontecimento marcou e transformou a minha relação de professor com os estudantes com necessidades especiais. Eu mudei a minha forma de lecionar e isso beneficiou não só o estudante incluído no ensino regular, mas privilegiou todos os jovens”, lembrou o distrital.
Atividades nas escolas – O autor da Lei tem recebido inúmeros convites para comparecer às escolas e às Coordenações Regionais de Ensino do DF para a abertura das atividades. Só essa semana, o Prof. Reginaldo Veras foi ao CED Irmã Regina, em Brazlândia, e à Escola Técnica de Ceilândia para participar da programação.
VEJA TODAS AS FOTOS aqui.

Essa semana é muito importante, para surgir discussões sobre o tema. Muito válido.