fbpx

Educação Especial: Escolas públicas realizam atividades voltadas à inclusão  

Por Anna Cléa Maduro

O CED Irmã Regina, em Brazlândia, abriu a semana com apresentações e uma palestra com o Prof. Veras.

Há dois anos, no mês de março, as escolas públicas do Distrito Federal desenvolvem atividades e palestras voltadas à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

As atividades são motivadas pela Semana Distrital de Conscientização e Promoção da Educação Inclusiva aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, incluída no calendário oficial do DF a partir de uma Lei do deputado Prof. Reginaldo Veras (5.714/2016).

O parlamentar é contra a elaboração de Leis que criam datas ou semanas a serem acrescidas ao calendário oficial, mas explicou que a medida foi motivada pela experiência em sala de aula, além do pedido de um grupo de pais. “Como um bom representante da sociedade, recebi a demanda de uma associação que trabalha com pessoas com necessidades especiais e apresentei, portanto, o projeto”, afirmou Reginaldo.

Veras criou a Lei que institui a semana em 2016.

Veras acrescentou que alguns erros cometidos em sala, como chamar a atenção de um aluno para que ele prestasse atenção na aula – sem saber que ele tinha dificuldades de aprendizagem, fizeram com que ele estudasse e se apropriasse do assunto.

“Esse acontecimento marcou e transformou a minha relação de professor com os estudantes com necessidades especiais. Eu mudei a minha forma de lecionar e isso beneficiou não só o estudante incluído no ensino regular, mas privilegiou todos os jovens”, lembrou o distrital.

Atividades nas escolas – O autor da Lei tem recebido inúmeros convites para comparecer às escolas e às Coordenações Regionais de Ensino do DF para a abertura das atividades. Só essa semana, o Prof. Reginaldo Veras foi ao CED Irmã Regina, em Brazlândia, e à Escola Técnica de Ceilândia para participar da programação.

VEJA TODAS AS FOTOS aqui.

Professoras da CRE de Ceilândia, durante evento da semana inclusiva.

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Veja também

Câmara aprova PELO que assegura a obrigatoriedade da língua espanhola na rede pública de ensino

Compartilhar via WhatsApp O Distrito Federal terá a língua espanhola como língua obrigatória para os …

um comentário

  1. Essa semana é muito importante, para surgir discussões sobre o tema. Muito válido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade