Por Anna Cléa Maduro
Imagine um torneio de futebol de uma escola cancelado por conta de uma forte chuva? Já dá para idealizar as carinhas desapontadas dos estudantes e a decepção dos professores e gestores, que sempre preparam os eventos escolares com muita dedicação.
A cena é triste, mas é recorrente. Centenas de unidades de ensino públicas no Distrito Federal não possuem um espaço adequado para as atividades desportivas e culturais. Parece algo muito simples, no entanto, a cobertura de uma quadra possibilita a realização de torneios esportivos, festas culturais e reuniões de pais em um dia de sol intenso ou até mesmo em dias de fortes chuvas.
O deputado distrital Prof. Reginaldo Veras é professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal há mais de 25 anos e conhece bem a situação. Além da formação em Geografia, o parlamentar cursou Educação Física e já teve experiência como diretor escolar. “Essa é a principal demanda das escolas distritais. Ninguém consegue fazer atividades no sol ou na chuva e isso prejudica o trabalho pedagógico, algo tão importante para o desenvolvimento dos estudantes”, frisou.
Movimento em prol da Educação – Ao assumir o mandato, em 2015, Veras iniciou um movimento pela educação que transformou a realidade das escolas. Banheiros, cantinas, parques, salas de leitura e quadras foram revitalizados com recursos de emendas parlamentares enviados ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira, o PDAF. Mais de R$ 18 milhões foram investidos e cerca de 350 unidades de ensino foram beneficiadas em todas as Coordenações Regionais de Ensino do DF.
Até o ano de 2014, antes do parlamentar assumir o mandato na Câmara Legislativa, nenhum recurso público havia sido destinado à educação via PDAF. O seu empenho e a sua capacidade de articulação fizeram com que vários distritais da atual legislatura também passassem a destinar emendas às escolas, resultando em uma revolução educacional.
10 quadras em 4 anos – As obras realizadas também atenderam o principal pedido dos alunos, citado anteriormente: a cobertura da quadra poliesportiva. Durante os 4 anos de trabalho, 10 escolas* foram contempladas com obras modernas e funcionais.
A diretora da Escola Classe 66 de Ceilândia, localizada no Sol Nascente, Sandra Regina Santos, contou que a cobertura da quadra vai beneficiar toda a comunidade da região, que não possui espaços públicos para lazer e esporte. “A inauguração desta obra é a realização de um sonho. Sempre pedíamos, corríamos atrás e nunca éramos atendidos. O apoio do Prof. Reginaldo Veras foi indispensável, nós nem acreditamos quando começaram a cobertura do espaço”, comemorou.
*CEF 19 de Ceilândia, CEF 20 de Ceilândia, CEF 25 de Ceilândia, CEF 31 de Ceilândia, CEM 2 de Ceilândia, CEF 8 de Taguatinga, CEM 1 do Riacho Fundo 1, EC 66 de Ceilândia, EC P Norte e Jardim de Infância 06 do Gama.
Veja fotos das quadras em obras ou das quadras inauguradas: