Você tem filhos em idade escolar? Se a resposta foi sim, me responda uma coisa: você irá obedecer o decreto do governador Ibaneis Rocha que prevê reabrir as escolas – públicas e particulares – até o final de julho ou início de agosto?
Para muitos especialistas a decisão do Executivo de propor a volta das aulas presenciais pode ser precipitada. Primeiro em razão da situação em que nos encontramos tanto a nível distrital como nacional, com a curva de contágio em ascendência; depois, em se tratando de escolas, onde o comportamento é imprevisível e o número de assintomáticos é grande, a possibilidade de contágio é enorme. É necessário um rigoso protocolo de segurança para que esse retorno possa acontecer sem colocar em risco a vida de toda a comunidade escolar.
O que se sabe até agora é que uma das poucas medidas eficazes no combate da propagação da Covid-19 é o isolamento social. Para qualquer retorno às atividades sem colocar a população em risco é necessário que a curva de contágio esteja em queda, o que ainda não acontece no Distrito Federal.
Apesar de tudo isso, muitos pais argumentam que estão voltando ao trabalho e não têm onde deixar os filhos. Há também a questão financeira e de manutenção de empregos e das próprias unidades escolares na rede privada, muitas avaliam com os pais a situação. Já na rede pública, a volta será obrigatória e seguirá um cronograma estabelecido pelo Poder Executivo.
O assunto é bastante polêmico e é por isso que queremos saber sua opinião. Conta pra gente.
Você concorda com a volta às aulas no DF nos próximos dias?
Sim, com todos os cuidados e a adoção de protocolos de segurança, enviarei meu filho à escola.
Não, não mandarei meu filho para escola antes da descoberta de uma vacina contra o coronavírus.
Não sei. Ainda estou avaliando os prós e contras.
Na página inicial do site há uma enquete sobre o assunto. Corre lá e deixa sua opinião.