Veras propõe que Escola Técnica de Brazlândia receba o nome de Juarezão

Há quase dois anos, em junho de 2019, falecia Luiz Carlos de Lima Oliveira, conhecido por deputado Juarezão. Vítima de um grave acidente na BR 080, o parlamentar dedicou a vida à cidade de Brazlândia.

Para prestar uma homenagem e reconhecer o esforço de Juarezão, na luta pela universalização das Escolas Técnicas Distritais, sobretudo na região de Brazlândia, o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) protocolou na Câmara Legislativa o projeto de Lei 1655/2020 que denomina o Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brazlândia como Escola Técnica Deputado Juarezão.

Entretanto, proceder com a alteração, atendendo o disposto na Lei 4.052/07, faz-se necessária a realização de audiência pública, que aconteceu na noite desta quinta-feira (4), de forma remota pelo portal da CLDF.

Ao abrir a reunião, Reginaldo Veras destacou que o deputado Juarezão foi um ferrenho defensor da regularização fundiária e da implantação de serviços essenciais à educação, cultura e saúde em Brazlândia.

“A luta pela criação da Escola Técnica de Brazlândia foi um dos compromissos assumidos com a população local, durante sua campanha e o seu mandato, além das diversas medidas parlamentares adotadas para dar maior efetividade aos direitos constitucionais ao trabalho e à educação na região”, disse. “Juarezão foi ferrenho defensor, desde sempre, da criação da Escola Técnica São José, em Brazlândia. Ele dedicou a vida à cidade e pela melhoria das unidades de ensino de Brazlândia, por isso, é importante que haja o reconhecimento oficial do apoio do Deputado Juarezão na construção da Escola Técnica.  Nada mais justo que homenageá-lo pela sua defesa na luta pela educação universal e descentralizada de qualidade”, disse Veras.

Durante a audiência pública, o ex-deputado federal pelo Goiás, Marcelo Melo, enviou um áudio no qual disse ter convivido com Juarezão e destacou sua dedicação para a cidade.

“Convivi com o Juarezão muito tempo e testemunhei sua dedicação à cidade. Fico feliz pela justa homenagem. É uma manifestação pública e o reconhecimento do trabalho e empenho para uma pessoa que muito amou Brazlândia”, disse.

Já Carlos Magno, líder comunitário do Setor Primavera em Taguatinga, parente de Juarezão, disse que “a família fica feliz em saber que a memória e trabalho do ex-parlamentar estão sendo preservados e reconhecidos”.

Para o ex-coordenador da Regional de Ensino de Brazlândia, Sr. Janduir, nada mais justo do que reconhecer o trabalho do deputado Juarezão em Brazlândia.

“Lamento que a homenagem seja post mortem, mas acredito ser uma forma de enaltecer o trabalho do parlamentar”, disse. “Juarezão destinou recursos para que quase todas as quadras poliesportivas das unidades de ensino da cidade fossem cobertas, também contribuiu para reformas de auditórios e investimento em atividades pedagógicas”, lembrou.

Ao final da audiência pública, Veras agradeceu aos participantes e informou que o projeto de lei segue tramitando na Casa.

Emendas parlamentares mudam a realidade das escolas – Vários professores, Ex-Coordenadores Regionais de Ensino e pessoas que acompanharam a audiência pública aproveitaram o espaço de fala para destacar a importância dos recursos enviados por deputados através de emendas via Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) para a mudança da realidade das escolas do DF.

 O Ex-Coordenador Regional de Ensino de Ceilândia, Professor Marcos, destacou a transformação realizada nas unidades de ensino da cidade e a importância do envio de recursos dos parlamentares para as escolas do DF.

“As emendas parlamentares via PDAF tem ajudado a transformar a realidades das escolas de todo o DF. São recursos fundamentais para as comunidades escolares. Precisamos que essa parceria com os parlamentares continue”, disse.

Já a professora Magna ressaltou que “não dá mais para pensar a gestão escolar sem o apoio dos deputados e as emendas parlamentares”.

Veras aproveitou para lembrar que ele e o ex-deputado Chico Leite (Rede) foram pioneiros no envio de emendas para as unidades de ensino via PDAF, prática agora comum no legislativo local.

“A destinação de emendas para as escolas via PDAF virou referência no DF e no Brasil”, disse. “ Com pouco recurso e o empenho de gestores escolares sérios e comprometidos estamos fazendo uma revolução nas escolas públicas do DF”, concluiu.

Sobre Ísis Dantas

Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004 e estudante de Comunicação e Marketing. Ísis Dantas trabalha como assessora de imprensa na Câmara Legislativa há quase 15 anos - desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

100 dias de trabalho na Câmara dos Deputados

Compartilhar via WhatsApp Hoje o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) completa o seu 100º …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade