fbpx

Câmara Legislativa discute processo de regularização fundiária do Núcleo Rural Monjolo

Quem vê Brasília nos noticiários, seja por sediar os três poderes do país ou por sua arquitetura majestosa, não imagina que o território do Distrito Federal é composto por 70% de área rural. Segundo dados da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), o setor emprega cerca de 30 mil pessoas diretamente. O Valor Bruto da Produção (VBP) do DF gira em torno de R$ 2,5 bilhões.

Apesar disso, existem regiões como o Núcleo Rural Monjolo que há décadas espera pela regularização fundiária de sua área, o que acaba por inviabilizar que a população local tenha acesso a serviços básicos como fornecimento de água, energia elétrica e internet, além de possibilidades de acesso a linhas crédito que possibilitem os produtores a investirem na agricultura familiar. Atento a essa situação, o deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) propôs a realização de uma audiência pública para discutir com a comunidade e os órgãos competentes a situação da regularização fundiária no Núcleo Rural Monjolo, no Recanto das Emas.

Segundo o parlamentar, “durante décadas pessoas foram sendo assentadas na região do Núcleo Rural Monjolo, há um histórico, mas não nos interessa quem veio antes ou depois e sim que os órgãos competentes, principalmente a Terracap, consiga dar um norte para todos nós”.

“Nosso objetivo é que os órgãos atuem para que vocês fiquem aqui, que a região seja regularizada, que vocês permaneçam aqui com dignidade e acima de tudo com segurança”, disse. “O parlamentar lembrou que a audiência não resolverá a questão imediatamente, mas que se trata de um primeiro passo para que se possa regularizar a região”, completou.

Na ocasião, a Coordenadora Executiva de Terras Rurais da Terracap, a sra. Fabiana Di Lúcia Peixoto, informou como está o processo na Companhia Imobiliária de Brasília e se colocou à disposição dos moradores para esclarecer questões pontuais de cada caso.  

Participaram da audiência o ex-deputado distrital, o sr. Wasny de Roure; o representante da Administração do Recanto da Emas, sr. Wanderley Eris de Deus; a líder comunitária do Núcleo Rural Monjolo, a sra. Edleuza Bernardes de Freitas, além de moradores da região.

Clique no vídeo para assistir a íntegra da audiência pública

Fotos: Ísis Dantas

Sobre Ísis Dantas

Formada em Comunicação Social/ Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília em 2004 e estudante de Comunicação e Marketing. Ísis Dantas trabalha como assessora de imprensa na Câmara Legislativa há quase 15 anos - desde 04 de setembro de 2006. Atualmente assessora o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reeleito para seu segundo mandato parlamentar.

Veja também

Câmara comemora 25 anos do CED Darcy Ribeiro, no Paranoá

Compartilhar via WhatsApp Na próxima terça-feira  (17) a Câmara Legislativa do Distrito Federal vai se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade