Saiu na mídia: Veras aponta que aumento da violência nas escolas é reflexo da sociedade

Em entrevista para a Rádio Câmara, Veras afirmou que é necessária uma equipe multidisciplinar para trabalhar com os estudantes nas escolas públicas

Ouça a entrevista do deputado para o Painel Eletrônico

De acordo com o entendimento do deputado Professor Reginaldo Veras (PV-DF), a violência nas escolas é provocada por uma série de fatores que refletem uma realidade social muito complexa, envolvendo questões sociais, econômicas, emocionais e psicológicas. Neste contexto, ele considera que a Câmara dá o primeiro passo na tentativa de mudar o quadro de insegurança, com projetos aprovados que buscam garantir acompanhamento aos estudantes a partir de um programa de prevenção psíquica.

Professor Reginaldo Veras alerta que os pais devem fazer parte da solução com mais presença na vida escolar dos filhos, e o caminho para diminuir os episódios de violência também inclui a preparação continuada dos professores, para que possam identificar sinais de fragilidade emocional dos alunos e encaminhar o caso a profissionais especializados, como psicólogos, psicopedadogos, assistentes sociais e os próprios orientadores educacionais, que farão trabalho preventivo.

O parlamentar reconhece que a medida não trará resultados a curto prazo, inclusive pelas dificuldades orçamentárias de estados e municípios. Por outro lado, ele critica propostas de redução da maioridade penal as escolas cívico-militares, devido à falta de formação adequada de agentes de segurança para tratar de questões pedagógicas e comportamentais dos estudantes.

Com informações da Rádio Câmara.

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).

Veja também

Veras propõe aumento de pena para trabalho análogo à escravidão

Compartilhar via WhatsApp No Distrito Federal, quase 200 trabalhadores foram resgatados de condições trabalho análogas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade