Os 513 deputados federais e os 27 senadores recém-empossados no Congresso Nacional têm direito a uma verba criada para cobrir despesas relacionadas à mudança do parlamentar – da cidade natal para Brasília (DF), capital onde está localizada a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
Quem foi eleito no Distrito Federal, embora não haja justificativa para essa isso, também recebe o valor bruto diretamente na conta bancária. O montante é denominado “Ajuda de Custo” e é legalmente previsto no Decreto Legislativo 172/2022, que estabelece a destinação de um salário extra (R$ 39,3 mil) no início e no final do mandato.
O Professor Reginaldo Veras, eleito deputado federal pelo PV-DF, adiantou que não utilizará nenhum centavo da verba-mudança e que doará integralmente a quantia para algumas instituições sociais da região. Segundo o parlamentar,”nem tudo que é legal, é moral. Eu não tenho a necessidade de usar esse curso, já que resido no Distrito Federal há mais de 40 anos”. Veras acrecentou ainda que prefere fazer a doação a devolver o recurso ao Congresso Nacional, uma vez que ele não conseguirá acompanhar para onde o recurso será utilizado.
Os valores doados serão divulgados nas redes sociais do parlamentar, bem como as entidades selecionadas.