Na última quinta-feira (27), dando sequência às visitas que tem feito às Coordenações Regionais de ensino (CREs) e a algumas escolas nas diversas Regiões administrativas do DF, o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) visitou a CRE do Paranoá/Itapoã. Lá, o parlamentar e sua equipe foram recebidos pelo coordenador da Regional de Ensino, o sr. Isac Aguiar de Castro.
Reginaldo Veras quis ouvir o coordenador, saber quais os pleitos mais urgentes da região e como a Câmara Legislativa, por meio da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) que ele preside, pode ajudar.
Na ocasião, Isac Aguiar informou a Veras que há uma estimativa de que em 2016 exista um déficit de aproximadamente 7539 vagas para o ensino regular no Paranoá. O coordenador também falou sobre a necessidade de construção de escolas na região.
“Está prevista a entrega de 6.240 moradias na região administrativa. Só no ano de 2014 mais de 900 famílias que participam do programa Minha Casa Minha Vida/Morar Bem foram contempladas com moradias no Paranoá Parque. Com a entrega de novas moradias ocorrerá um crescimento populacional e por consequência uma maior demanda em vagas nas escolas públicas da região”, disse. “”Aqui no Paranoá a Secretaria de Educação e o GDF têm áreas que podem ser utilizadas para a construção de escolas, mas para isso é preciso que haja vontade política, visto que há necessidade de alterar a destinação das áreas para que as construções possam ocorrer”, completou.
Visitas – Após visitar a CRE do Paranoá o deputado seguiu para conhecer duas escolas da região.
A primeira escola visitada foi o Centro Educacional Darcy Ribeiro. Lá Veras conheceu as instalações, conversou com alunos e professores. A demanda do Centro de Ensino é que seja construído um novo bloco para a ampliação do número de salas de aula e um auditório.
Em seguida, o deputado foi para a Escola Classe Quebrada dos Néris, localizada na área rural. Atendendo 98 alunos em período integral, a escola encontra-se em situação precária. São apenas dois banheiros para atender os estudantes, a cozinha onde são preparadas as refeições é extremamente pequena, não há refeitório e os meninos e meninas almoçam sentadas no chão.
Veras anotou tudo e as informações farão parte do relatório que o parlamentar está preparando com o diagnóstico da situação da rede pública de ensino no Distrito Federal. Assim que estiver pronto o documento será entregue ao Governador do DF, Rodrigo Rollemberg e aos órgãos competentes.
Ísis Dantas, da Assessoria de Imprensa