A situação da estrutura física dos Espaços Culturais foi tema do pronunciamento do presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), durante o comunicado de parlamentares, na sessão desta terça-feira (6).
Em sua fala, Veras informou aos presentes que, segundo relatório da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), a situação é caótica. Dos 12 espaços públicos voltados para o fazer artístico, cinco estão fechados e o restante funciona em situação precária.
“A cidade de Brasília hoje, no que refere a realização de grandes eventos culturais, não tem espaços públicos para a realização das apresentações artísticas e culturais”, disse. “Um exemplo é o Museu de Arte de Brasília-MAB, que se encontra fechado. O valor para proceder com a reforma é orçado em R$ 8 milhões. Outro é o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. O espaço que faz parte da história da cidade também está fechado e o valor para realizar a reforma e reabrir o espaço é de R$ 5,5milhões”, completou.
O parlamentar que citou apenas alguns espaços no Plano Piloto, não falando das Regiões Administrativas, afirmou que o Setor Cultural está completamente relegado, e o pior, há décadas.
“Como uma cidade que sempre sonhou em ser um polo de desenvolvimento e turismo não investe na cultura? “, questionou. “Ou esta cidade elege isso como prioridade, recupera os espaços públicos destinados à cultura para fomentar o turismo, e revê os seus projetos futuros, ou o Setor Cultural entrará em colapso. E tudo isso acaba por afetar a economia da cidade e dos demais setores”, concluiu.
Finalizando sua fala, Veras cobrou do governo planejamento para sanar as questões ligadas à cultura e aos fazedores de cultura, inclusive com previsão de recursos no orçamento do DF.
“Precisaremos de um planejamento a médio prazo para que tenhamos resultados a longo prazo. Mas, é preciso que comecemos agora, com previsão orçamentária, para recuperar este importante Setor”, concluiu.
Assista ao pronunciamento do parlamentar.
Ísis Dantas, da Assessoria de Imprensa