Por Anna Cléa Maduro
Visando garantir o acesso à universidade a todos os brasileiros que vêm se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB) em parceria com o deputado distrital Prof. Reginaldo Veras lançaram, no ano de 2016, o projeto Reinventando o Brasil – ENEM.
Professor há mais de 30 anos, Veras conta que a iniciativa é fruto de um trabalho voluntário. “Ele nasceu na ULB e nós o abraçamos. O grupo de colegas convidados atendeu prontamente o nosso pedido e isso nos deixou muito feliz. Hoje já são mais de 40 professores envolvidos”, frisa.
O projeto reúne renomados professores de diversas áreas do conhecimento, que, semanalmente, gravam dicas e videoaulas sobre os conteúdos programáticos cobrados nas provas do ENEM. Segundo o Secretário-Geral Nacional do PDT, Manoel Dias, “a ideia era criar um curso sem nenhum custo financeiro para os jovens e adultos do Brasil que não têm condições de pagar um curso tradicional. Essa foi uma grande contribuição do professor Reginaldo Veras e nós somos muito gratos”, explica.
A iniciativa foi um sucesso e a soma de todos os vídeos gravados alcançou mais de 3,5 milhões de visualizações. Reginaldo Veras afirma que os educadores envolvidos e a ULB estão otimistas para a terceira edição do curso. “Foram muitas visualizações nos últimos dois anos, mas a nossa meta para 2018 é atingir ainda mais brasileiros. Essa é uma bandeira do nosso partido e eu peço o apoio de todos para disseminar esse trabalho”, lembra.
Professores online a ao vivo – Além dos centenas de estudantes interessados nas aulas online, a iniciativa tem reunido lideranças no Brasil inteiro que, com o objetivo de incentivar jovens e adultos que não têm acesso à internet, criaram espaços de estudo em seus municípios e estados.
Além de polos de estudos, os locais foram palco de aulões presenciais com os mesmos professores que gravam as videoaulas. O movimento envolveu, nos últimos dois anos, 14 estados brasileiros e 8 Regiões Administrativas do DF (Gama, Santa Maria, Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Recanto das Emas, Planaltina, Samambaia). “É a partir desse movimento que estamos tendo a oportunidade de rodar o Brasil e contribuir para a formação da juventude brasileira. Já passamos por Goiânia, Valparaíso, Recife, Belo Horizonte, Rio Branco, São Luís, São Paulo e Boa Vista”, diz o Prof. Reginaldo.
PLATAFORMA ULB: http://ulb.org.br/