Na manhã desta quarta-feira (16) o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) participou do II Encontro de Formação em Educação e Diversidade do Distrito Federal, realizado na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), na 907 sul.
Na ocasião, o parlamentar que preside a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), discorreu sobre a questão da afirmação das identidades minoritárias, no contexto do Plano Distrital de Educação (PDE), projeto que relatou na CESC.
Para Veras, eventos que discutam inclusão de partes da sociedade que não estão inseridas plenamente são extremamente importantes.
“Eventos como esse, com o tema diversidade e educação no momento em que a sociedade brasileira passa por um processo de conservadorismo, em que grupos conservadores pleiteiam e estão chegando parcialmente ao poder e desejam limar da sociedade e do âmbito educacional o debate sobre a diversidade são de fundamental importância”, disse.
Segundo o parlamentar, a escola é um espaço pleno de debate, logo todo tema deve ser debatido, inserido, dialogado dentro do ambiente escolar.
“Quando não propiciamos o debate estamos sendo omissos e contribuindo para processos de exclusão. Se não discutimos estamos perpetuando a exclusão e a desigualdade das minorias étnicas, dos grupos de gêneros e de todos aqueles que sofrem processos discriminatórios na sociedade. Trazer o aluno para esse debate, trazer o professor para o debate num evento como esse é uma maneira de combater qualquer forma de discriminação”, afirmou.
Também participaram da mesa redonda a sra. Elizabeth Tunes, da Universidade de Brasília (UnB), que discorreu sobre o tema considerando a formação da identidade de pessoas com deficiência, a partir da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano; Sra. Rosângela Piovizani, do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), que abordou a inserção feminina nos movimentos sociais do campo e a questão da produção de alimentos no Brasil e a deputada Federal Érika Kokay, que tratou das identidades minoritárias e a questão dos Direitos Humanos . A mediação foi realizada pela professora Tatiana Lionço, da UnB.
Semana de Diversidade – O Núcleo de Diversidade da Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (EAPE) realiza de 14 a 18 de setembro a Semana da Diversidade sobre a temática “Ser diverso: as alteridades, as identidades e a emancipação – que liberdade queremos?”.
O evento tem como objetivo possibilitar a socialização de saberes e os processos de construção criativa de conhecimentos entre diferentes instâncias sociais, culturais e políticas da nossa cidade e do nosso campo. Na ocasião, será dado prosseguimento às ações de formação continuada aos profissionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEDF em tempos e espaços diferenciados.
Ísis Dantas, da Assessoria de Imprensa