Para o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), o ano de 2015 termina com saldo positivo, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas pela população do Distrito Federal.
“ O governador assumiu o Executivo com um rombo deixado pela antiga gestão e durante todo o ano a população sentiu na pele o reflexo dessa herança. A Câmara Legislativa foi fundamental para recepcionar as demandas da sociedade e dialogar com o governo para encaminhar essas questões de forma a atender as aspirações da população”, disse.
Para o distrital, “2016 precisa trazer a normalidade, o equilíbrio das contas públicas e a capacidade de gestão para que o governo possa honrar seus compromissos, gerar emprego e possibilitar o crescimento econômico, além de ofertar uma educação pública de qualidade e um atendimento mais digno e humano na saúde pública”.
Em relação ao primeiro ano de seu mandato, Veras faz uma avaliação extremamente positiva. O deputado, que assumiu como compromisso a transparência na atuação parlamentar, diz ser preciso continuar trabalhando para que seu mandato seja cada vez mais responsável, transparente e acessível à população do DF.
No quesito transparência, Veras buscou cumprir o que assegurou durante a campanha. Ele abdicou, de forma irretratável e definitiva, de 100% (cem por cento) da verba indenizatória e da verba de correspondência a partir do exercício de 2016. Tais valores são referentes aos recursos que custeiam os trabalhos dos gabinetes parlamentares, bem como as quotas mensais de franquia postal e telegráfica que cada parlamentar tem direito – respectivamente. Em 2015, o deputado utilizou menos de 5% (cinco por cento) do valor que teria direito.
Ao abrir mão dessas verbas, o distrital economizará quase meio milhão de reais aos cofres públicos anualmente (R$ 303.867 mil da verba indenizatória e R$ 168 mil da verba de gabinete).
Já no que diz respeito a atuação parlamentar 2015 foi um ano de muita produtividade. Como presidente da CESC Veras visitou as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) e produziu um relatório sobre a situação da educação pública no DF. O diagnóstico foi entregue ao governador. Além disso, o deputado teve cinco projetos de lei aprovados, dos sete apresentados. Propôs e realizou 19 audiências públicas e cinco sessões solenes e teve 100% de frequência nas sessões ordinárias e reuniões das comissões da Câmara Legislativa.
Para 2016 a intenção é continuar a seguir a linha do “economiza e faz”. Entretanto, o deputado pretende focar sua atuação na fiscalização e acompanhar par e passo a utilização dos recursos públicos.
“O ano de 2016 será um ano de mais trabalho. A nossa intenção é continuar a exercer um mandato transparente e participativo e ampliar nossa atuação no que diz respeito a aplicação dos recursos públicos”, diz Veras.
Acompanhe e participe do mandato do deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT). ACESSE www.reginaldoveras.com.br e ajude a consolidar um mandato participativo e voltado para atender os anseios da população do DF.
Ísis Dantas, da Assessoria de Imprensa