Na tarde desta quinta-feira (21), o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) protocolou junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) uma representação contra o Metrô-DF. O órgão abriu um Edital de Pregão e publicou a informação no Diário Oficial do Distrito Federal, na última terça (19), convocando empresas a participarem de licitação para a contratação de serviços de vigilância e segurança patrimonial.
“Há 30 concursados dessa mesma área aguardando serem nomeados, além de cadastro reserva. Queremos que, com essa representação, a licitação seja suspensa e que, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permitir, os concursados sejam nomeados com urgência. Se o Metrô-DF ficou sem agentes de segurança até agora, pode esperar mais um mês”, esclareceu o parlamentar.
Ano passado o órgão abriu uma licitação similar, mas ela foi suspensa antes da contratação de uma empresa para a prestação dos serviços. “Essa é uma nova tentativa de terceirizar o serviço de vigilância do Metrô-DF”, frisou Veras. Ele acompanha a categoria desde o início do mandato e vem lutando pela nomeação dos aprovados do Metrô, bem como de outros órgãos do DF.
Ao todo são 247 aprovados para Agente de Segurança Metroviário que estão sendo prejudicados com a contratação de terceirizados em detrimento da convocação.
Anna Cléa Maduro (Assessoria de Imprensa)