Na manhã desta quarta-feira (11) a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) abriu espaço para que o presidente da Comissão Permanente da Agenda 21 de Taguatinga, Prof. Davi Silva Fagundes, fizesse uma apresentação do Relatório Final da Conferência Internacional da Juventude sobre o Clima. Alunos do Centro de Ensino Médio de Taguatinga – CEMTN, que participam do projeto Adote um Parlamentar, também participaram da reunião.
“Ano passado 10 mil estudantes de vários países participaram da Conferência, o CEMTN foi a única escola brasileira a participar do evento”, disse Davi Silva. “O documento final da COY – 21 foi apresentado e entregue ao Presidente da COP 21, em Paris, para que as deliberações sejam implementadas nas escolas participantes no que se refere a captação da água da chuva, painéis solares e implementação de uma Agenda 21 Escolar, tornando as nossas escolas plenamente sustentáveis”, completou.
O docente aproveitou para solicitar apoio dos parlamentares, no que se refere a captação de recursos do GDF, para a implementar a criação de um Fundo do Clima para o Distrito Federal, além de solicitar que os deputados da Casa se empenhem na apresentação de um projeto de lei que tenha como foco a temática, em especial a minimização das mudanças climáticas no Distrito Federal.
“Precisamos envolver todas as Secretarias de Estado, os governos local e federal, além de Embaixadas para que possamos tornar as escolas do DF e de todo Brasil escolas sustentáveis. É preciso investir na educação dos jovens para que possamos mudar a percepção dos agentes públicos em relação as mudanças climáticas e assim fomentar a necessidade de políticas públicas específicas para a questão”, finalizou.
O presidente da CESC, deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), que é geografo por formação, falou sobre sua experiência enquanto pesquisador e mencionou uma pesquisa da qual participou sobre os impactos do cultivo da soja no clima no Cerrado.
“Muito dos que estudávamos já vemos hoje na prática. Isso prova que precisamos levar esse assunto muito a sério”, enfatizou Veras.
Também participaram da reunião a deputada Luzia de Paula (PSB) e os deputados Juarezão (PSB), Rafael Prudente (PMDB) e Wasny de Roure (PT).
Ísis Dantas, da Assessoria de Imprensa