Presidente da CESC visita o Hospital da Criança de Brasília

Foto: Anna Cléa Maduro

Desde o ano passado o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa (CESC), deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), vem realizando visitas nos hospitais e postos de saúde no Distrito Federal e em cidades vizinhas. O objetivo é conhecer e comparar a realidade da saúde pública no DF e outras unidades da federação para, posteriormente, discutir e apresentar os modelos e exemplos à sociedade, ao Executivo e ao Legislativo.

Um assunto muito discutido no âmbito da saúde, nos últimos meses, diz respeito às Organizações Sociais (OSs). O modelo já foi adotado por unidades hospitalares no Distrito Federal, na capital de Goiás, entre outros estados do Brasil. Com o objetivo de analisar in loco as experiências de OSs e ter subsídios para discutir o modelo, o deputado Prof. Reginaldo Veras fez uma visita ao município de Goiânia no dia 4 de dezembro de 2015 para conhecer três hospitais e participou, na manhã desta sexta-feira (11), de uma visita guiada ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

O parlamentar afirma que existem diversas críticas e denúncias feitas a esse modelo aplicado em outros estados. Contudo, acredita ser “primordial e urgente” essas visitas que ele vem realizando aos hospitais geridos por OSs e a interlocução com gestores, servidores da saúde, usuários e familiares dos pacientes. É por isso que o presidente da CESC promoverá na próxima segunda-feira (14), às 9h30, na Câmara Legislativa do DF, uma audiência pública acerca das OSs. O objetivo é propiciar um espaço democrático para que todos os envolvidos falem sobre suas experiências, opinem e exponham seus argumentos.

Hospital da Criança

O HCB é um hospital público, terciário, pertencente à rede de assistência da SES/DF e administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE). A unidade recebe crianças a partir de 29 dias de vida até adolescentes com 18 anos de idade e possui especialidades como cardiologia, cirurgia, genética clínica, nefrologia, neurologia, oncohematologia, entre outras.

No mês de fevereiro de 2016 a unidade hospitalar realizou cerca de 36 mil atendimentos e custou ao Governo do Distrito Federal o montante de R$ 6.936.587,23.

Anna Cléa Maduro (Assessoria de Imprensa)

Sobre Anna Cléa Maduro

Jornalista. Assessora atualmente o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF).

Veja também

100 dias de trabalho na Câmara dos Deputados

Compartilhar via WhatsApp Hoje o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) completa o seu 100º …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acessibilidade